Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 27 de Abril de 2017  PT EN

13.03.2017

Palestra "Uma primeira abordagem aos Classificadores de LGP"

31 março | 14h30- 16h30 | Auditório ESEC

No âmbito da licenciatura em Língua Gestual Portuguesa irá realizar-se no dia 31 de março, pelas 14h30, no Auditório da ESEC, a Palestra "Uma primeira abordagem aos classificadores de LGP" que terá como oradora convidada a Mestre em Língua Gestual e Educação de Surdos, Helena Carmo.

Resumo:

Nesta palestra a oradora propõe-se relatar os passos para a criação de um primeiro corpus sistematizado de classificadores, unidades que são próximas dos gestos em termos morfológicos mas que não são gestos lexicalizados. Partindo deste corpus irei analisar a utilização dos classificadores pelos seus gestuantes que por sua vez, são gestuantes nativos da LGP e com uma aquisição precoce da mesma.

Até agora em Portugal, não tinha sido realizado nenhuma investigação sistemática com classificadores, motivo pelo qual, me pareceu ser relevante fazê-la. A mesma irá ser incorporada num acervo de estudos gramaticais da LGP que está a ser elaborado pela Universidade Católica e do qual faço parte enquanto investigadora.

Sobre a oradora:

Helena Carmo tem 49 anos e é Licenciada em Língua Gestual Portuguesa e Mestre em Língua Gestual e Educação de Surdos pela Universidade Católica Portuguesa, tendo sido presentemente aceite num programa de Doutoramento em Cognição e Linguagem (Linha de Investigação em Línguas Gestuais) da mesma.

É membro do Language and Sign Language Research Lab (Laboratório de Investigação em Linguagem e Línguas Gestuais) que pertence ao Centro Interdisciplinar de Investigação em Saúde, um centro de investigação credenciado pela FCT.

Iniciou a sua carreira profissional em 1990 como docente de LGP na Associação Portuguesa de Surdos, em diversas matérias no Curso de Formação de Formadores de LGP dirigido a jovens/adultos. A partir de Março de 2000 até ao ano 2006 desempenhou funções como Coordenadora da Unidade de Língua Gestual Portuguesa da APS.

Nos anos que se seguiram desempenhou um vasto leque de papéis relacionado à Comunidade Surda, como oradora de várias conferências e também integrada na Task Force do Departamento de Educação Básica do Ministério de Educação para a elaboração de um plano de ação nacional para implementação, coordenação e regulação das políticas educativas para a Educação dos Surdos, Co-autora do programa curricular de LGP – Educação Pré-escolar e ensino básico do Ministério de Educação e de colaboração/supervisão na qualidade de especialista de LGP para a produção de materiais de multimédia destinados a alunos surdos e da narração dos narradores em LGP e pela adequação da narração em LGP na montagem off-line.

É autora de artigos científicos nacionais e internacionais recentes em linguística da LGP e tem lecionado palestras e unidades curriculares no ensino superior, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa, na Nova Medical School e na ESE de Setúbal onde atualmente assume funções docentes a par com a Escola Artística António Arroio.

Participou como oradora  e comunicadora em congressos internacionais divulgando sempre a Língua Gestual Portuguesa.


Partilhar: 



 

{ Consultar o arquivo

  pessoas

 
  Alunos
Candidatos
Consulta Pública de Notas

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on