Entre os dias 16 e 18 de setembro 2021, decorrerá o XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education. O XIX ENEC | IV ISSE centrado na temática Transversalidades: diálogos e interações, pretende alargar o âmbito da Educação em Ciências, dialogando e interagindo com outras áreas do conhecimento, de modo a evidenciar os seus contributos para uma cidadania que se deseja plural, solidária, interveniente e responsável.
Dando continuidade aos anteriores, o ENEC e o ISSE do ano 2021 dão ênfase à Neurociência, aos Sentimentos e Emoções, à Saúde, aos Direitos Humanos, ao Ambiente e Sustentabilidade, às Artes, à Educação não formal e à Ciência Cidadã.
Organização
Vivemos hoje um tempo forte da ciência. Nunca se sentiu, de forma tão urgente, o apelo às vozes e saberes da ciência.
Com a saúde e a vida social ameaçadas por uma pandemia, a ciência quer-se mais humana, colaborativa e globalmente implicada.
Este dar-se e ver-se da ciência remete para um novo paradigma educacional, mais atento aos desafios ecológicos, menos complacente com relações disjuntivas entre as comunidades humanas e a natureza de que fazem parte e mais exigente na ação de proporcionar às crianças, jovens e adultos/as as ferramentas de literacia científica e cívica que sustentem uma transformação global.
É neste contexto que o XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIX ENEC) e o IV International Seminar on Science Education (IV ISSE) acontecem, online, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021. Trata-se de um evento, realizado, desde 1986, sendo organizado, bianualmente e alternadamente num Instituto Politécnico e numa Universidade, com o apoio da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC).
No início da segunda década do século XXI, sob a égide dos objetivos de desenvolvimento sustentável mas a braços com uma pandemia, os XIX ENEC | IV ISSE, centrados na temática Transversalidades: diálogos e interações, pretendem alargar o âmbito da Educação em Ciências, dialogando e interagindo com outras áreas do conhecimento, de modo a evidenciar os seus contributos para uma cidadania que se deseja plural, solidária, interveniente e responsável.
Dando continuidade aos anteriores, os ENEC e ISSE do ano 2021 dão ênfase à Neurociência, aos Sentimentos e Emoções, à Saúde, aos Direitos Humanos, ao Ambiente e Sustentabilidade, às Artes, à Educação não formal e à Ciência Cidadã.
Convidamos, assim, educadores/as, professores/as, investigadores/as e estudantes, a participar nos XIX ENEC | IV ISSE, para apresentarem e discutirem, colaborativamente, trabalhos de investigação no âmbito da Educação em Ciências.
As línguas oficiais dos XIX ENEC | IV ISSE, são o português, o inglês e o espanhol. O encontro será creditado pela ESEC como ações de formação de curta duração, num total de 16 horas.
Contamos convosco!
—
XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education
Transversalidades: diálogos e interacciones
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
16 a 18 de setembro de 2021
Vivimos hoy una época fuerte de la ciencia. Nunca se había sentido con tanta urgencia el llamamiento a las voces y al conocimiento de la ciencia.
Con la salud y la vida social amenazadas por una pandemia, se pretende una ciencia más humana, colaborativa e involucrada globalmente.
Este darse y verse de la ciencia nos remite a un nuevo paradigma educativo, más atento a los retos ecológicos, menos complaciente con las relaciones disyuntivas entre las comunidades humanas y la naturaleza de la que forman parte y más exigente en la acción de brindar a los niños y niñas, jóvenes y adultos las herramientas de alfabetización científica y cívica que apoyan una transformación global.
Es en este contexto que el XIX Encontro Nacional de Educação em Ciência (XIX ENEC) y el IV International Seminar on Science Education (IV ISSE) tienen lugar, online, en la Escuela Superior de Educación (ESEC) del Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal, el día 16, 17 y 18 de septiembre de 2021. Es un evento, que se realiza desde 1986, organizándose cada dos años y alternativamente en un Instituto Politécnico y una Universidad, con el apoyo de la Asociación Portuguesa de Educación Científica (APEduC).
A principios de la segunda década del siglo XXI, bajo la égida de los objetivos de desarrollo sostenible, pero luchando con una pandemia, el XIX ENEC | IV ISSE, centrados en el tema Transversalidades: diálogos e interacciones, tienen como objetivo ampliar el alcance de la Educación Científica, dialogando e interactuando con otras áreas del conocimiento, para resaltar sus aportes a una ciudadanía que se
desea plural, solidaria, interviniente y responsable.
Dando continuación a los anteriores, el ENEC y el ISSE del año 2021 enfatizan la Neurociencia, los Sentimientos y Emociones, la Salud, los Derechos Humanos, el Medio Ambiente y Sustentabilidad, las Artes, la Educación No Formal y la Ciencia Ciudadana.
Por ello, invitamos a educadores, profesores, investigadores y estudiantes, a participar en el XIX ENEC | IV ISSE, para presentar y discutir, colaborativamente, sus trabajos de investigación en el campo de la Educación en ciencias.
Los idiomas oficiales del XIX ENEC | IV ISSE son portugués, español e inglés. El encuentro será creditado por la ESEC como cursos de formación cortos, por un total de 16 horas.
¡Contamos con vosotros!
—
XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education
Transversalities: dialogues and interactions
Coimbra Education School of the Polytechnic Institute of Coimbra
September 16 to 18, 2021
Today we live in a strong time for science. The appeal to the voices and knowledge of science has never been felt so urgently.
With health and social life threatened by a pandemic, science wants to be more human, collaborative and globally involved.
This “giving and seeing by the science” leads to a new educational paradigm, more attentive to ecological challenges, less complacent with disjunctive relationships between human communities and the nature of which they are part and more demanding in the action of providing children, young people and adults the tools of scientific and civic literacy that support a global transformation.
It is in this context that the XIX National Meeting of Science Education (XIX ENEC) and the IV International Seminar on Science Education (IV ISSE) take place, online, at the Coimbra Education School of the Polytechnic Institute of Coimbra, on the 16th, 17th and 18th September 2021. It is an event, held since 1986, being organized, biannually and alternately in a Polytechnic Institute and a University, with the support of the Portuguese Association of Science Education (APEduC).
At the beginning of the second decade of the 21st century, under the aegis of sustainable development objectives but grappling with a pandemic, the XIX ENEC | IV ISSE, centered on the theme Transversalities: dialogues and interactions, aim to expand the scope of Science Education, dialoguing and interacting with other areas of knowledge, in order to highlight their contributions to a citizenship that wants to be plural, solidary, intervening and responsible.
Continuing with the previous ones, the ENEC and ISSE of the year 2021 emphasize Neuroscience, Feelings and Emotions, Health, Human Rights, Environment and Sustainability, Arts, Non-formal Education and Citizen Science.
We therefore invite educators, teachers, researchers and students, to participate in the XIX ENEC | IV ISSE, to present and collaboratively discuss research work in the field of Science Education.
The official languages of the XIX ENEC | IV ISSE, will be Portuguese, English and Spanish. The meeting is credited by ESEC as short training courses, totaling 16 hours.
We count on you!
O XIX ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE – International Seminar on Science Education –Transversalidades: diálogos e interações encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com os seguintes dados:
XIX ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências
Nº de horas de formação acreditadas: 16
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112559/21
Prazo de validade para efeitos de início da ação: até 6 de setembro de 2024
Para os efeitos previtos no n.º1 do art.º 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensino Básico e Secundário.
Para efeitos de aplicação do art.º 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Avaliação dos formandos
Para obter aprovação na ação, os formandos optarão:
a) relatório individual escrito de cariz reflexivo versando um tema apresentado no evento, à sua escolha, em estreita ligação com a sua prática profissional;
b) texto apresentado e submetido no evento – relato de prática ou trabalho de Investigação.
Os elementos de avaliação indicados a) ou b), deverão ser submetidos em formato pdf – até 30 de setembro de 2021, através do e-mail: xixenec@esec.pt
Para a obtenção do certificado de formação, para além de aprovação no relatório individual escrito ou texto apresentado e submetido no evento, é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso. O controlo da assiduidade dos formandos requer a participação nas sessões plenárias e paralelas, a ser monitorizada pelos formadores.
Os critérios de avaliação são os seguintes:
a) Relatório escrito: critérios formais (10%): extensão (1 a 2 páginas A4, com margens normais), tipo e tamanho de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento 1,5; critérios de conteúdo (90%): reflexão sobre um tema do evento (identificado e enquadrado pelo formando no seu relatório), em estreita ligação com a sua prática profissional;
b) Trabalho submetido e aceite no XIX ENEC | IV ISSE.
Avaliação da ação de formação
A ação será avaliada pela análise de um questionário anónimo aos formandos, disponibilizado online, onde poderão apresentar sugestões pertinentes que possam contribuir para o aperfeiçoamento da própria ação de formação em situação futura.
O preenchimento deste questionário é obrigatório para os participantes que pretendem obter 16 horas de formação acreditada.
A organização do encontro garante o anonimato das respostas.
Prazos de inscrição
NOVAS DATAS | ||
Até 26 julho
Até 26 junho Até 12 junho |
Até 5 de setembro Até 15 julho |
|
Estudantes do Ensino Superior |
40 € | 70 € |
Professores Cooperantes da ESEC | 40 € | 70 € |
Membros da APEduC | 40 € | 70 € |
Geral | 70 € | 100 € |
INSCRIÇÃO » AQUI
[Guia de Apoio à Inscrição]
Nota: Os participantes de outros países que pretendam efetuar o pagamento de inscrição por transferência bancária, devem contactar o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da ESEC através do email gcrp@esec.pt.
Prazos de submissão
Novas Datas | Novas Datas | ||
Data limite para submissão de comunicações (trabalhos de investigação e relatos de práticas). | 5 maio 2021 | 24 maio 2021 | 7 de junho
(última oportunidade) |
Informação dos resultados relativos à submissão de comunicações | 5 junho 2021 | 21 junho 2021 | 21 junho 2021 |
Data limite para submissão de comunicações finais | 30 junho 2021 | 30 junho 2021 | 30 junho 2021 |
Toda a informação disponível no menu Submissão de comunicações.
Normas para submissão de comunicações
Serão aceites comunicações de trabalhos de investigação ou relatos de práticas integrados nos eixos temáticos do Encontro.
As comunicações serão submetidas em formato de artigo científico de 3 a 5 páginas, numa das seguintes línguas: português, espanhol ou inglês.
No ato de submissão das comunicações deverá ser declarada a originalidade do artigo científico e autorizada a sua publicação em ebook.
Todas as comunicações serão sujeitas a revisão por pares.
As comunicações aceites só serão consideradas após a inscrição de, pelo menos, um/a dos/as autores/as até ao dia 26 de junho de 2021.
No caso de autoria colaborativa, apenas um dos autores ou autoras será responsável pela apresentação da comunicação, devendo essa indicação ser feita aquando da submissão. A inscrição do autor ou autora responsável pela apresentação da comunicação deverá estar formalizada até 26 de junho.
Cada autor ou autora apenas pode ser responsável pela apresentação de duas comunicações, embora possa participar em outras coautorias.
Os artigos científicos submetidos e aceites serão publicados num ebook.
Trabalhos de investigação
Os artigos científicos de trabalhos de investigação serão estruturados da seguinte forma:
Título
Resumo e abstract (máximo 250 palavras)
Palavras-chave (3 a 5)
Introdução
Metodologia
Resultados
Conclusões
Referências bibliográficas
O template para submissão de comunicações de trabalhos de investigação poderá ser descarregado aqui e remetido para o email xixenec@esec.pt
Relatos de práticas
Os artigos científicos de relatos de práticas serão estruturados da seguinte forma:
Título
Resumo e abstract (máximo 250 palavras)
Palavras-chave (3 a 5)
Introdução
Descrição da implementação
Resultados
Conclusões
Referências bibliográficas
O template para submissão de comunicações de relatos de práticas poderá ser descarregado aqui e remetido para o email xixenec@esec.pt
Os artigos científicos devem cumprir as normas de estilo constantes nos templates, a saber:
– ficheiro word
– página de formato A4, orientação vertical, margens 2,5cm
– fonte Times New Roman (título, tamanho 14, negrito, centrado; títulos e subtítulos de capítulo, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda; corpo, tamanho 12, justificado)
– espaçamento simples
– normas da APA nas citações e referências
– figuras e gráficos numerados e legendados (tamanho 11, centrado)
– tabelas e quadros numerados e titulados (tamanho 11, centrado)
Todas as comunicações aceites serão apresentadas em sessões paralelas, organizadas por eixos temáticos em cada uma das modalidades – Trabalho de Investigação (TI) ou Relato de Práticas (RP). A apresentação das comunicações consistirá no seguinte:
- Realização de um vídeo em formato mp4 ou mov, de acordo com o template proposto (TI) ou (RP).
- O vídeo terá uma duração de 5 a 10 minutos. Não serão aceites vídeos que não respeitem a duração indicada.
- O vídeo deverá ser enviado até 25 de agosto de 2021, para xixenec@esec.pt (Sugestão: enviar por Wetransfer).
Recursos
- Tutorial para elaboração do vídeo, com recurso à utilização do Office 2019 ou 365
- Modelo Trabalho de Investigação (TI)
- Modelo ou Relato de Práticas (RP)
01. Educação em ciências no Jardim de Infância
02. Educação em ciências no Ensino Básico
03. Educação em ciências no Ensino Secundário
04. Educação em ciências no Ensino Superior
05. Educação em ciências em contextos não formais e informais
06. Educação em ciências na formação de professores
07. Educação em ciências e tecnologias digitais
08. Educação em ciências e controvérsias sociocientíficas
09. Modelos de educação em ciências
10. Ambiente, sustentabilidade e educação
11. Currículo e políticas educativas em Educação em Ciências
12. Laboratórios de ciência
13. Neurociências e educação
14. Ciência, saúde e direitos humanos
15. Ciência e género
16. Comunicação de ciência
17. Artes, ciências e tecnologias
18. Ilustração em ciências
19. História e natureza da ciência
Programa
16 de setembro 2021 |
|
9h00 | SESSÃO DE ABERTURA Jorge Conde – Presidente do IPC |
9h45 – 11h30 | PAINEL Educação em ciências: balanço e perspetivas António Cachapuz – Universidade de Aveiro Moderadora | Cecília Galvão – Universidade de Lisboa |
11h45 – 13h15 | SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas |
PAUSA |
|
14h30 – 16h00 | SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas |
16h15 – 17h45 | MESA REDONDA Investigação, saúde, ciências e educação Fotoinativação de microrganismos – Inovação Científica na Saúde Astrobiologia como ferramenta de inovação e igualdade de género no processo de aprendizagem Consideraciones emocionales en la enseñanza de las ciencias: últimos avances La progresión del aprendizaje de los conceptos de sustancia, estructura y reacción química en relación con la estructura conceptual de la química Moderadora | Clara Vasconcelos – Universidade do Porto |
18h00 – 19h00 | CONFERÊNCIA PLENÁRIA A educação digital e a literacia científica Moderadora | Filomena Teixeira – Instituto Politécnico de Coimbra |
17 de setembro
|
|
9h00 – 10h00 | CONFERÊNCIA DE HONRA Neuromitos Moderadora | Isabel Chagas – Universidade de Lisboa |
10h15 – 11h45 | SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas |
12h00 – 13h30 | MESA REDONDA Educação em Ciências em contexto não formal Novas abordagens no Ensino das Ciências: realidade aumentada, jogos outdoor e dispositivos móveis – o exemplo do EduPARK A história do observatório geofísico e astronómico da Universidade de Coimbra como ferramenta para a educação científica de avós e netos Os Geoparques e a Educação Científica Não Formal Ensinar e aprender ciências num ambiente integrado de Educação em Ciências Projeto educativo Escola da Natureza Moderadora | Fátima Jorge – Instituto Politécnico de Castelo Branco |
PAUSA |
|
14h30- 15h30 | CONFERÊNCIA PLENÁRIA Contribuciones de la educación científica a la ciencia de la sostenibilidad y los ODS Moderadora | Fátima Paixão – Instituto Politécnico de Castelo Branco |
15h45 – 17h15 | SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas |
17h30 – 19h00
|
MESA REDONDA Educação em Ciências – onde publicar? Indagatio Didáctica Revista Alambique Didáctica de las Ciencias Experimentales Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias APEduC Revista – Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Moderadora | Isabel Rebelo – Instituto Politécnico de Leiria |
19h15 | Reunião da APEduC |
18 de setembro |
|
9h00 – 10h30 | MESA REDONDA Artes, educação em ciências e ciência cidadã Ciência como um elemento essencial para uma cidadania ativa Revistas de divulgação da ciência para crianças em Portugal: configurações discursivas e objetivos pragmáticos Arte e Ciência para um Conhecimento Integrador Os desafios da Ciência Cidadã quando o tema são as plantas invasoras Moderadora | Cláudia Faria – Universidade de Lisboa |
10h45- 12h00 | SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de Investigação e Relato de práticas |
12h15 – 13h15 | CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO Ciências, Ética e Cidadania Moderadora | Isabel P. Martins – Universidade de Aveiro |
13h30 | SESSÃO DE ENCERRAMENTO |
Comissão científica honorária
- António Cachapuz (Universidade de Aveiro, Portugal)
- Helena Caldeira (Universidade de Coimbra, Portugal)
- Isabel Martins (Universidade de Aveiro, Portugal)
- João Praia (Universidade do Porto, Portugal)
- Luís Marques (Universidade de Aveiro, Portugal)
- Manuel Cuiça Sequeira (Universidade do Minho, Portugal)
- Manuela Jorge (Universidade de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
- Maria Luísa Veiga (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
- Maria Odete Valente (Universidade de Lisboa, Portugal)
Comissão Científica
- Filomena Teixeira (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
- Alcina Mendes (Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Portugal)
- Ana Peixoto (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
- Ana Rodrigues (Universidade de Aveiro, Portugal)
- Angel Blanco (Universidade de Málaga, Espanha)
- Antonio Mateos Jimenez (Universidad Castilla La Mancha, Espanha)
- Aureli Caamaño Ros (Universitat de Barcelona, Espanha)
- Bento Cavadas (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal)
- Bernardino Lopes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
- Cecília Galvão (Universidade de Lisboa, Portugal)
- Clara Vasconcelos (Universidade do Porto, Portugal)
- Conceição Figueira (Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal)
- Cristina Calheiros (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal)
- Delmina Pires (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
- Dorinda Rebelo (Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal)
- Elenita Pinheiro (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
- Elisa Maia (Universidade de Lisboa, Portugal)
- Fátima Paixão (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
- Fátima Regina Jorge (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
- Giselia Antunes Pereira (Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil)
- Isabel Abrantes (Universidade de Coimbra, Portugal)
- Isabel Chagas (Universidade de Lisboa, Portugal)
- Isabel Rebelo (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
- Isilda Rodrigues (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
- José Alexandre Pinto (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
- Laurinda Leite (Universidade do Minho, Portugal)
- Leonor Saraiva (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal)
- Luís Dourado (Universidade do Minho, Portugal)
- Luísa Martins (Escola Secundária Alves Martins, Viseu, Portugal)
- Manuella Amado (Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil)
- M. Dolores López (Universidad de Alcalá, Espanha)
- Maria Helena Silva (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
- Paula Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande, Brasil)
- Paulo Silveira (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
- Pedro Reis (Universidade de Lisboa, Portugal)
- Roberto Greco (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
- Rosa Antónia Ferreira (Universidade do Porto, Portugal)
- Rosa Doran (Núcleo Interativo da Astronomia, Lisboa, Portugal)
- Rosane Meirelles (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
- Rosely Imbernon (Universidade de São Paulo, Brasil)
- Rui Vieira (Universidade de Aveiro, Portugal)
- Rute Rocha (Universidade do Algarve, Portugal)
- Teresa Vilaça (Universidade do Minho, Portugal)
Comissão Organizadora
- Filomena Teixeira (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
- Fátima Paixão (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
- Ana Carolina Frias (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
- Susana Silveira (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
- Dulce Vaz (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
- José Morgado (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
Apoio
- Centro Cultural Penedo da Saudade – Direção
- CIMAV – Centro de Informática e Meios Audiovisuais (IPC/ESEC)
- ESECTV
- GCRP – Gabinete de Comunicação e Relações Públicas (IPC/ESEC)