Parceiros do Projeto STEAMing Ahead reúnem na ESEC
A formação de professores constitui, desde sempre, uma aposta fulcral da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Nesse sentido, teve início há cerca de um ano, o Projeto Europeu STEAMing Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperation, através do qual se procura desenvolver e implementar uma abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no processo educativo, onde arte e a cultura aparecem como dimensões basilares a uma prática pedagógica articulada e interdisciplinar, das várias áreas curriculares do Ensino Básico.
Este projeto integra como parceiros instituições do ensino superior, escolas ensino básico e centros de ciência e arte de Portugal, Espanha, Itália, Turquia e Reino Unido, e visa promover o desenvolvimento de competências e aquisição de novas aprendizagens, através da abordagem STEAM.
Após a primeira reunião na Maia (Portugal) e em Ancara (Turquia), decorre de 22 a 24 de novembro, na Escola Superior de Educação de Coimbra, o Ciclo de formação “Implementing the STEAM Approach in the School Classroom” para professores italianos, turcos e portugueses, onde se procurará traçar linhas orientadoras de uma nova framework de trabalho sobre as STEAM
Assim, durante três dias, uma equipa multidisciplinar de docentes da ESEC, nomeadamente Ana Santiago, Catarina Cruz, Dulce Vaz, Fernando Martins, Marco Bento, Margarida Torres, Susana Ribeiro e Nuno Ferreira do ISEC, coordenada pelo docente José Miguel Sacramento, estará envolvida no processo formativo, através de vários workshops e outras atividades de formação e partilha de boas práticas destinada aos professores do ensino básico dos diversos contextos de origem e professores cooperantes da ESEC. Após esta semana, como previsto neste projeto, os docentes irão implementar estratégias inovadoras nas práticas educativo de turmas piloto, que serão monitorizadas pela equipa docente da ESEC.
Os workshops incluirão cada uma das áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), destacando-se a partilha de projetos inovadores dos contextos educativos de Escolas de Coimbra, desenvolvidas em articulação com a ESEC.
Alem desta semana de formação, haverá uma componente cultural com a visita aos pontos de maior interesse turístico e cultural da cidade do Mondego.