“Artefactos digitais, aprendizagens e conhecimento didático – Contributos para promover a compreensão da matemática” é o título do e-book, editado pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra,e que tem como editores Fernando Martins (ESEC, i2A, NIEFI/ESEC – Politécnico de Coimbra e Instituto de Telecomunicações – Universidade da Beira Interior), Ricardo Pinto (AHM, ESEC, i2A, NIEFI/ESEC – Politécnico de Coimbra) e Cecília Costa (ECT – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CIDTFF – Universidade de Aveiro).
Este e-book tem o prefácio de José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação e Expert em Transformação Digital na Educação e de Teodolinda Magro, Coordenadora da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) e conta também um conjunto de reconhecidos revisores externos, nacionais e internacionais.
O e-book está disponível para download.
Capítulo 1 – Projeto Hypatiamat, artefactos digitais para ensinar e aprender matemática
Capítulo 2 – Desenvolvimento da aritmética mental: análise da autorregulação da aprendizagem e da autoeficácia matemática no 1.º CEB
Capítulo 3 – Autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática, através do desenvolvimento do cálculo mental no 1.º CEB
Capítulo 4 – Metodología de anotaciones multimedia en la formación inicial de docentes de matemáticas
Capítulo 5 – Análise do conhecimento didático em estatística de professores estagiários através de uma narração multimodal
Capítulo 6 – Pensamento computacional: dimensões desenvolvidas numa intervenção no estágio pedagógico
Capítulo 7 – Robótica Educativa e Cenários de Aprendizagem: desenvolvimento do conhecimento didático de futuras professoras do 1.º CEB
Capítulo 8 – Educação e Práticas STE(A)M: uma revisão sistemática