KINDER - Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children ́s Education
O Projeto Kinder Desafiar estereótipos de género na educação e na primeira infância: construir uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil é financiado pelo Programa Justice (JUST) – Programa Direitos, Igualdade e Cidadania da Comissão Europeia e visa abordar a urgência de desenvolver um programa eficaz e inovador e programas de formação para profissionais de educação que trabalham com crianças em idade pré-escolar (3-6 anos) e desde os primeiros ciclos do ensino básico obrigatório (7-12 anos de idade).
Tem como objetivos:
- Reforçar o esforço da União Europeia para a necessidade de sensibilização, por forma a enfrentar os estereótipos de género desde a primeira infância no sistema educativo;
- Promover a mudança de comportamentos de reprodução e transmissão, por vezes inconsciente, de estereótipos de género por parte de profissionais nos jardins de infância e nas escolas básicas a nível nacional;
- Promover, desde cedo, mudanças de atitude em relação aos estereótipos de género e ao sexismo dentro e fora das escolas;
- Desenvolver materiais educativos para professores e funcionários das escolas assentes numa pedagogia sensível ao género, na promoção da igualdade de género e no combate aos estereótipos de género;
- Colaborar com as autoridades públicas nacionais na integração da educação inclusiva e neutra em termos de género a nível nacional e da UE.
A estratégia KINDER fornecerá aos/às professores/as, educadores/as e demais profissionais da área da educação ferramentas transformadoras de estereótipos de género para o contexto europeu.
A abordagem pedagógica KINDER promove a partilha equitativa dos cuidados e visa eliminar a segregação de género nas escolhas profissionais.
Os materiais educativos KINDER adequam-se aos currículos de jardins de infância e escolas dos 1.º e 2.º ciclos públicas e privadas. O principal objetivo é a inclusão da integração do Programa K na educação infantil em Portugal.
KINDER apoiará a gestão escolar e as autoridades públicas nacionais na integração das questões de género na infância.
Dados relevantes
No âmbito do Protocolo de parceria académica e científica entre o Centro de Estudos da Universidade de Coimbra e a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, decorreu, durante o ano letivo 2021-2022, em vários cursos da formação inicial de professores/as e da educação não-formal uma intervenção formativa, de acordo com o Programa K.
A ESEC é reconhecida enquanto instituição do ensino superior acolhedora de múltiplas formações – Educação, Comunicação, Turismo, Artes e Multimédia. Neste projeto integraram-se vários cursos na construção de materiais pedagógicos para as escolas de forma articulada e colaborativa.
INTERVENÇÃO ESEC – Participação de 200 alunos/as:
1º Semestre (2021-2022)
Realizado no primeiro semestre (Outubro a Janeiro) 7 sessões de formação.
A sessão consistiu em 3 horas, num total de 14 horas, mais 2 horas de monitorização do trabalho proposto em contexto de sala de aula.
Participantes são professores/as e futuros/as professores/as dos cursos de Educação Básica e estudantes de Comunicação, Design e Multimédia.
Abrangeu 100 alunos.
2º Semestre (2021-2022)
Realizado no primeiro semestre (março a junho) 9 sessões de formação
A sessão consistiu em 3 horas, num total de 27 horas, mais 2 horas de monitorização do trabalho proposto em contexto de sala de aula
Participantes são professores/as e futuros/as professores/as de Educação Básica, estudantes de Comunicação, Design e Multimédia, Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e Animação Socioeducativa
Abrangeu cerca de 100 alunos.
Ver mais em:
- https://www.esec.pt/a-esec/esec-associa-se-ao-projeto-kinder-e-constroi-materiais-pedagogicos-para-combater-estereotipos-de-genero/
- https://kinder.ces.uc.pt/news/esec-associa-se-ao-projeto-kinder-e-constroi-materiais-pedagogicos-para-combater-estereotipos-de-genero/
Oficina de Formação acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua desenvolvida de 15 de outubro a 26 de novembro. Nesta iniciativa participaram Docentes de vários grupos de recrutamento, estudantes da ESEC dos cursos da formação de professores/as e da Animação Socioeducativa.
Ver mais em:
- https://www.cfae-minerva.edu.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=576:afc02t1-genero-igualdade-e-cidadania-um-foco-na-educacao-para-a-infancia&catid=80&Itemid=165&lang=pt-PT
- https://kinder.ces.uc.pt/kinder-training-course-promotes-good-practices-exchange-among-educational-professionals-in-portugal/
Outras informações
- Site: https://kinder.ces.uc.pt
- Temos finalizadas e publicadas as brochuras de todos os países parceiros em inglês e iremos publicar brevemente nas línguas nacionais
- Temos já finalizado e publicado o sumário executivo do projeto (em inglês) os relatórios com a análise (mapeamento de boas práticas e de políticas) de cada país e da EU
- Temos a secção playroom do site com recursos pedagógicos referentes à temática do projeto. Local que vai sendo alimentado e atualizado constantemente
Temos na secção de recurso um separador com diretrizes educativas e respetivos recursos.