Interpretação em LGP na ESEC distinguida como prática inspiradora de responsabilidade social pelo ORSIES

A Escola Superior de Educação de Coimbra foi distinguida pelo Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (ORSIES) pela prática inspiradora de Interpretação para Língua Gestual Portuguesa de eventos científicos e de disseminação.

A ESEC forma profissionais de língua gestual portuguesa desde 2007 e em 2020, iniciou o mestrado em Ensino da língua gestual portuguesa (LGP). Esta formação foi decisiva para promover uma cultura de inclusão e uma preocupação sistemática pela acessibilidade de todos a aulas, eventos e programas televisivos (Programa da ESECTV, no Espaço Universidades da RTP).

A ESEC integra uma equipa docentes e intérpretes de LGP que tem garantido a acessibilidade da comunidade surda em aulas, eventos científicos e institucionais e ao programa semanal emitido na RTP2 pela ESEC TV. Além disso, são beneficiários deste mais valia da instituição, toda a comunidade interna e externa, a nível local e nacional (programa da ESEC TV).

 Na sua política de acessibilidade e responsabilidade social, a ESEC, através do curso de LGP, tem ainda participado pontualmente em projetos que permitam a garantia de acessibilidade da comunidade surda (ex: com a Biblioteca Joanina, com o Observatório Geofísico e Astronómico da U. Coimbra, entre outros).

A ESEC integra o Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (ORSIES) desde 2017. Esta rede colaborativa tem como objetivos desenvolver ações comuns, partilhadas e com impacto social nas/das IES; reforçar a consciência e a ação cívica da comunidade das IES; partilhar metodologias, instrumentos, experiências e boas práticas; mobilizar outros stakeholders da comunidade, de âmbito nacional e local para a cooperação com as IES para a RS; implementar diagnósticos e benchmarking nacional e internacional que permitam criar e desenvolver novas estratégias de RS que fomente a dimensão social das Instituições e promova a troca de experiências sobre as políticas e praticas de Responsabilidade Social; desenvolver indicadores de monitorização e impacto em torno da responsabilidade, valorizando quer a dimensão quantitativa, quer a qualitativa.

No âmbito do ORSIES foi publicado o e-book Práticas Inspiradoras de Responsabilidade Social 2022, publicação que integra 23 Práticas Inspiradoras de Responsabilidade Social, desenvolvidas pelas IES membro do ORSIES. As práticas inspiradoras foram destacadas pelo seu carácter de gestão e transferência de conhecimento, de resultados e impacto, de replicabilidade e de sustentabilidade.