A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra integra o Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES), rede colaborativa de Instituições de Ensino Superior (IES) criada em 2016, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES).
Em 2018, resultante do trabalho colaborativo com representantes de 30 IES, incluindo a Escola Superior de Educação de Coimbra, foi publicado o Livro Verde sobre Responsabilidade Social com o objetivo de construir “uma visão partilhada de responsabilidade social no contexto das instituições de ensino superior com a identificação de recomendações estratégicas para as instituições e a tutela”.
Livro Verde – ORSIES
Práticas Inspiradoras de Responsabilidade Social
Com o autodiagnóstico de Indicadores de Responsabilidade Social, foram identificadas inúmeras práticas de responsabilidade social desenvolvidas nas IES do ORSIES. Assim, constituiu-se um Comité de Coordenação para definir critérios de seleção e sistematizar as práticas inspiradoras partilhadas pelas IES.
Objetivo: Reconhecer e dar visibilidade às práticas de responsabilidade social inspiradoras das IES membro do ORSIES
Coordenação: Ana Sofia Rodrigues (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), Filipe Rocha (Universidade de Coimbra), Paula Morais (Universidade Portucalense)
Indicadores de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior
Após o lançamento do Livro Verde, o grupo de IES sentiu necessidade de realizar um diagnóstico à sua IES no que às ações de responsabilidade social diz respeito. Para que o diagnóstico fosse sistematizado e comparável entre IES, constituiu-se um grupo de trabalho para cocriar uma ferramenta de avaliação com indicadores de responsabilidade social baseados nas recomendações do Livro Verde.
Objetivo: Cocriar um conjunto de indicadores de responsabilidade social que permitisse a realização de um diagnóstico comparável entre as IES do ORSIES no sentido de desenvolver planos de ação de melhoria contínua.
Coordenação: Joana Lobo Fernandes (ESEC-IPC) e Susana Fonseca (ISCTE-IUL)