Programação, Gestão e/ou Mediação Cultural

Realiza-se no dia 26 de fevereiro 2024, no Polo 2 da Escola Superior de Educação de Coimbra, a iniciativa “Programação, Gestão e/ou Mediação Cultural”.

A ação, que se realiza no âmbito da Pós-Graduação em Teatro e Participação Artística, baseia-se numa conversa, com Luísa Lopes (TAGV), em que se pretende apresentar um panorama da programação e mediação cultural a partir da experiência e reflexão de diferentes projetos desenvolvidos nesta área. Procurar clarificar conceitos, questionar o perfil de quem faz programação e mediação e a própria necessidade de mediar. Tentar explorar diferentes estratégias e formas de desenhar propostas na área das artes performativas, a pensar na criação de uma relação e diálogo com pessoas com características e necessidades muito diversas (em termos de idade, proveniência, capacidades). Poderão ser discutidos exemplos concretos para podermos considerar a relevância e o potencial da mediação cultural na construção de novos caminhos e espaços de encontro com a comunidade (os públicos e os artistas).

Convidada

Luísa Lopes (Foto: Universidade de Coimbra)

 

Luísa Lopes, faz gestão e programação cultural desde 1999.
Licenciada em Geologia-Ramo Científico, Curso de Gestão em Artes, e Pós-Graduação em Comunicação e Educação em Ciência.
Assessora para a cultura, comunicação e património da Universidade de Coimbra desde 2005 (programas de apoios, parcerias institucionais, nacionais e internacionais, exposições, concertos, cinema, espetáculos, colóquios, iniciativas de Arte e Ciência, etc, (ex. AnoZeroBienal, Ópera ao Centro, Mostra de Teatro Universitário, Festivais de Cinema, Videomapping, etc.).
Coordenadora de Unidade de Extensão Cultural da UC (TAGV) desde 2017.
Diretora de gestão de programação de eventos culturais nacionais de dimensão nacional (ex: Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003). Colaboração com direções regionais da Cultura na área da programação.
Grande experiência em administração e gestão pública e privada (definição de estratégias, financiamento de programação, etc).
Tem integrado vários júris para apoio a financiamentos (cinema, projetos culturais, etc).
Grande experiência em ações de cidadania e relação com a cidade (ex. ProUrbe, Conselho da Cidade).
Integrou ainda a Rádio Universidade de Coimbra, Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra e Encontros de Fotografia.