Investigação sobre “Impacto dos incêndios florestais de 2017 em Arganil e Pampilhosa da Serra no setor do turismo”

Investigação realizada por Alexandra Almeida no âmbito do Mestrado em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade revela o “Impacto dos incêndios florestais de 2017 nos concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra no setor do turismo e contributos para a sua mitigação”.

A tese apresentada perante um júri constituído por Susana Lima (Presidente), Mariana Cabral (Arguente) e Andreia Moura (Orientadora), teve como objetivo compreender o impacto dos incêndios florestais ocorridos a 7 e 15 de outubro de 2017 nos concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra, no sector do turismo. Os incêndios causaram perda de vidas humanas, dizimaram uma grande parte da floresta da região, destruíram habitações e pontos de atração turística.

O estudo focou-se nos impactos no turismo nos concelhos afetados, conhecendo a perspetiva dos agentes da oferta turística, alojamento local e empresas de animação turística, e elaborar um plano de iniciativas para prevenir e mitigar este género de acontecimentos no futuro.

 

Neste estudo, foram identificadas áreas críticas onde o turismo é particularmente afetado, como danos a infraestruturas, diminuição da atratividade turística e perda de receitas para as empresas locais. No entanto, também se observou a resiliência das comunidades locais e o potencial para “iniciativas de mitigação e recuperação”.

Apesar dos resultados destacarem que “ambos os concelhos se encontravam em crescimento antes dos incêndios”, o estudo revelou que o impacto nos indicadores turísticos de Arganil e Pampilhosa da Serra foram diferentes, tendo o concelho da Pampilhosa da Serra aumentado o número de visitantes.

O estudo concluiu que é essencial planear e implementar medidas de prevenção e monitorização para uma resposta rápida em situações de desastre natural. A colaboração entre autoridades locais, empresas turísticas, comunidades e organizações não governamentais é fundamental para mitigar os impactos dos incêndios florestais.