Formação intensiva de Animação Socioeducativa em Castanheira de Pêra: estudantes aplicam pilares da sustentabilidade

33 Estudantes das licenciaturas em Animação Socioeducativa (diurno e Pós-laboral), da área vocacional de Educação e lazer, orientados e acompanhados pela docente Luísa Almeida, realizaram formação em regime residencial durante uma semana, de 11 a 15 de junho, no Município de Castanheira de Pêra. Esta formação decorreu no âmbito das atividades práticas da unidade curricular do 2º ano, Organização e Animação de Campos e Colónias de Férias (OACCF).

Este ano, as equipas trabalharam os 5 Pilares da sustentabilidade; Pessoas; Planeta; Prosperidade; Paz e Parcerias, dando continuidade  ao trabalho realizado ao longo do semestre no âmbito do projeto de inovação realizado pelo Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Valência, Espanha. Este projeto com o código de participação UV (UVSFPIE_ PIEE-2737024, CÓDIGO DEL PROYECTO: 2737024, integra docentes da Escola Superior de Educação de Coimbra -IPC, que aborda as metodologias ativas para a ação e implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), equidade e inclusão, incidindo na colaboração académica.

Ao longo da semana, os estudantes tiveram o privilégio de conhecer o território, envolverem-se com as comunidades, instituições de governança local, instituições de solidariedade social e associações e coletividades locais, utilizando recursos essenciais para desenvolverem a sua formação. Foram recebidos calorosamente pelo senhor presidente do Município de Castanheira de Pêra, António Antunes, e por todos os seus colaboradores.

Esta formação intensiva é equivalente a um curso teórico-prático de Animação de Campos e Colónias de Férias e tem como objetivos:

  • Promover um processo de autoformação de prática intensiva orientada.
  • Executar um Programa das atividades elaborado em processo de cocriação ao longo do semestre, baseado em metodologias e dinâmicas de campos de férias educativos, promovendo a ligação ao território através da exploração do meio e fazendo a ligação com a comunidade local a partir de diferentes atividades e processos não formais a implementar.

Os estudantes tiveram oportunidade de desenvolver competências:

  • Liderança: Coordenar, orientar e animar numa perspetiva educativa, grupos nos diferentes momentos do dia e animar os participantes durante as sessões de atividades (manhã tarde e serão) e nos tempos livres;
  • Estratégias de animação socioeducativa: desenvolvimento de aprendizagens através da inovação socioeducativa e do lúdico;
  • Prevenção e Segurança: Vigilância de locais e espaços;
  • Interação com o Território: Exploração do meio e interação com o meio local;
  • Gestão equipas e conflitos, de tempo, de meios e recursos;
  • Avaliação: Avaliar o dia nos diferentes momentos previstos, de acordo com os indicadores de avaliação e dinâmicas diferenciadas.

O Curso de Licenciatura em Animação Socioeducativa (ASE), da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) é um curso vocacionado para a formação de profissionais de nível superior no âmbito da educação e intervenção socioeducativa e comunitária. O curso valoriza, no âmbito do seu processo pedagógico, sobretudo nos processos de iniciação à prática profissional, metodologias práticas e experienciais, nas quais os docentes procuram sempre que possível a ligação à realidade das comunidades, instituições e diferentes públicos de intervenção.