Candidaturas abertas para CTeSP em Luz e Som para Artes Performativas
A Escola Superior de Educação de Coimbra tem abertas as candidaturas para o CTeSP em Luz e Som para Artes Performativas, a decorrer de 17 de junho até 3 de setembro de 2024.
O curso tem início previsto para setembro de 2024 e irá funcionar na Cantanhede Creative School, ao abrigo do protocolo estabelecido entre o Politécnico de Coimbra e o Município de Cantanhede.
Existindo já duas licenciaturas dedicadas às artes performativas, Estudos Musicais Aplicados e Teatro e Educação, este novo CTeSP vem possibilitar que os estudantes que, após frequentarem o ensino básico e secundário, ou o ensino profissional, possam dedicar e aprofundar os seus conhecimentos e competências no domínio do suporte técnico de um espetáculo. Contendo todas características inerentes a esta atividade eminentemente prática, a essência da cultura politécnica – saber e saber fazer – definem desta forma o ambiente ideal e conducente à aquisição de técnicas e competências multidisciplinares, de forma lógica, coerente e integrada, suportadas por uma prática rigorosa e constante.
Os diplomados com o CTeSP em Luz e som para artes performativas encontram nas duas licenciaturas da ESEC já mencionadas a possibilidade de continuidade de estudos. Para além disso, poderão ser causa e efeito de um alargar de competências que não só a rede de espaços culturais da região decerto beneficiará, bem como a área de residência e influência dos alunos admitidos.
O valor da propina anual para estudantes nacionais é de 697€, podendo ser paga na totalidade no ato da inscrição ou em 10 prestações mensais.
Após o ingresso no CTESP, os estudantes inscritos podem candidatar-se a bolsa de estudo atribuída pela DGES, no âmbito do sistema de apoios sociais para a frequência de cursos ministrados em instituições de ensino superior.
Saídas Profissionais
Os técnicos de cena em luz e som podem desempenhar funções em:
1. Equipamentos Culturais;
2. Companhias de Dança;
3. Companhias de Teatro;
4. Empresas de Eventos.
O CTeSP tem a duração de quatro semestres letivos (dois anos), que contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto profissional (um semestre letivo).
A conclusão do curso, que corresponde a 120 unidades de crédito (ECTS), permite obter um diploma de técnico superior profissional, equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.
Os titulares de um CTeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
A candidatura é efetuada online em https://www.inforestudante.ipc.pt/ e as informações sobre a candidatura podem ser encontradas no Edital.