- Sinopse
O Seminário de História da Educação realiza-se no âmbito do projeto História, Educação e(m) Liberdade: contributos pedagógicos da Revolução dos Cravos que visa fomentar o conhecimento da Revolução dos Cravos na perspetiva da História da Educação, da História Militar/Recriação História e da Didática da História. Neste sentido procura promover a reflexão e fomentar o debate e a discussão em torno do acolhimento da revolução nos contextos educativos e as transformações daí decorrentes, desde o papel da escola ao acesso à escolaridade, os modelos e as práticas pedagógicas, bem como sobre a formação de educadores e professores. A iniciativa O Espírito de abril e a Educação. Seminário de História da Educação convoca o olhar e a perspetiva da História da Educação para esta problemática.
Objetivos
Comemorar os 50 anos do 25 de abril.
Contribuir para o debate e a reflexão sobre os caminhos da educação e do ensino em Portugal após abril de 1974.
Mobilizar a(s) comunidade(s) escolar(es) para o reconhecimento da importância da Revolução do 25 de Abril de 1974.
Valorizar, educativa e pedagogicamente, a revolução do 25 de Abril de 1974 enquanto ferramenta de construção de memórias e de formação cidadã.
Comissão Organizadora
António Gomes Ferreira – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra
Gonçalo Maia Marques – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto
Luís Alberto Marques Alves – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto.
Luís Mota – Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto
Manuela Cachadinha – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto
Sérgio Alexandre Soldá Veludo Coelho – Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto
Comissão Científica
Anabela Amaral – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Universidade do Porto
Carla Isabel Franco da Cruz Cardoso Vilhena – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve/Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD).
Clara Isabel Serrano – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra.
Cláudia Pinto Ribeiro – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto.
Joaquim António Sousa Pintassilgo – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa/Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Universidade de Lisboa
José António Martin Moreno Afonso – Instituto de Educação, Universidade do Minho/Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.
Margarida Louro Felgueiras – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto/Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Universidade do Porto
Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa/Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa.
Rodrigo Martins Pinto de Azevedo – Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto.
Sérgio Neto – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto.
Principais oradores
António Gomes Ferreira – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra
Carla Isabel Franco da Cruz Cardoso Vilhena – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve/Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD).
Clara Isabel Serrano – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra.
Joaquim António Sousa Pintassilgo – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa/Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Universidade de Lisboa.
Luís Alberto Marques Alves – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto.
Luís Mota – Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto.
Margarida Louro Felgueiras – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto/Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Universidade do Porto.
Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa/Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa.
Sérgio Neto – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto.
PROGRAMA
9:30 – Abertura
– Rui Antunes, presidente da Escola Superior de Educação
– Sónia Costa, direção do inED, polo de Coimbra
– Gonçalo Maia Marques, coordenador do projeto Educação, História e(m) Liberdade: contributos pedagógicos da Revolução dos Cravos
– Luís Mota, comissão organizadora
10:00-10:30 – Viver e trabalhar no Ensino Primário após abril
Coordenação: António Gomes Ferreira
Margarida Louro Felgueiras. Do estrado à mesa de trabalhos de grupo. A alteração das práticas docentes com a liberdade do 25 de Abril
11:00-13:00 – Ensino Secundário
Coordenação: Joaquim Pintassilgo
Luís Alberto Marques Alves. Ensino técnico: um subsistema estigmatizado
Raquel Henriques. E nesta escola de Abril, como fazer?
Clara Serrano & Sérgio Neto. O 25 de Abril nos manuais de História e os manuais de História depois do 25 de Abril. Elementos para uma leitura
13:00-14:30 – Almoço
14:30-16:30 – Das políticas à formação de educadores e professores
Coordenação: Luís Alberto Marques Alves
Joaquim Pintassilgo. Rui Grácio, educador de abril
Carla Vilhena. Formação de Educadoras de Infância em Portugal: Da Reforma Veiga Simão à criação das Escolas Normais de Educadoras de Infância
Luís Mota. Formar professores do ensino primário. “Agente[s] de transformação e revolução” (1974-1976)
16:30-17:00 – Pausa para café
17:00-17:30 – Balanço sobre a educação após abril
Coordenação: Carla Vilhena
António Gomes Ferreira. Expansão da escolarização e a crítica ao ensino na sociedade contemporânea
18:00 – Encerramento dos trabalhos
Inscrições
O Seminário decorre em formato Híbrido. Os interessados devem indicar se pretendem participar presencialmente ou online.
Participação gratuita. Inscrição obrigatória.
Inscrição sem certificado | Gratuita
Inscrição com certificado | 5 euros