O Espírito de Abril e a Educação. Seminário se História da Educação

O Seminário de História da Educação realiza-se no âmbito do projeto História, Educação e(m) Liberdade: contributos pedagógicos da Revolução dos Cravos que visa fomentar o conhecimento da Revolução dos Cravos na perspetiva da História da Educação, da História Militar/Recriação História e da Didática da História. Neste sentido procura promover a reflexão e
fomentar o debate e a discussão em torno do acolhimento da revolução nos contextos educativos e as transformações daí decorrentes, desde o papel da escola ao acesso à escolaridade, os modelos e as práticas pedagógicas, bem como sobre a formação de educadores e professores. A iniciativa O Espírito de abril e a Educação. Seminário de História da Educação convoca o olhar e a perspetiva da História da Educação para esta problemática.

Objetivos

  • Comemorar os 50 anos do 25 de abril.
  • Contribuir para o debate e a reflexão sobre os caminhos da educação e do ensino em Portugal após abril de 1974.
  • Mobilizar a(s) comunidade(s) escolar(es) para o reconhecimento da importância da Revolução do 25 de Abril de 1974.
  • Valorizar, educativa e pedagogicamente, a revolução do 25 de Abril de 1974 enquanto ferramenta de construção de memórias e de formação cidadã.
  • Inscrições

    Participação gratuita. Inscrição obrigatória.

    Inscrição sem certificado | Gratuita
    Inscrição com certificado | 5 euros

    » INSCRIÇÕES

Convidados

António Gomes Ferreira – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra
Carla Isabel Franco da Cruz Cardoso Vilhena – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve/Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD)
Clara Isabel Serrano – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra (aguarda confirmação)
Joaquim António Sousa Pintassilgo – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa/Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Universidade de Lisboa
Luís Alberto Marques Alves – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto
Luís Mota – Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto
Margarida Louro Felgueiras – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto/Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Universidade do Porto (aguarda confirmação)
Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa/Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa
Sérgio Neto – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), Universidade do Porto (aguarda confirmação)

Comissão Organizadora

António Gomes Ferreira – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Interdisciplinares,
Universidade de Coimbra
Gonçalo Maia Marques – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em
Educação, Instituto Politécnico do Porto
Luís Alberto Marques Alves – Faculdade de Letras, Universidade do Porto/Centro de Investigação Transdisciplinar. Cultura, Espaço e Memória
(CITCEM), Universidade do Porto
Luís Mota – Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação,
Instituto Politécnico do Porto
Manuela Cachadinha – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em
Educação, Instituto Politécnico do Porto
Sérgio Alexandre Soldá Veludo Coelho – Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação/inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico do Porto