Aula Aberta “Género, igualdade e cidadania: um foco na educação para a infância

Nos dias 31 de maio e 7 de junho 2021, entre as 13h30 e as 15h30, terá lugar a Aula Aberta Género, igualdade e cidadania: um foco na educação para a infância.

Serão convidados desta sessão Linda Cerdeira, Tatiana Moura e Tiago Rolino.

Esta ação de sensibilização decorrerá em formato de aula aberta. Sob o tema Género, Igualdade e Cidadania: um foco na educação para a infância será apresentado o projeto KINDER. Este projeto visa reforçar o esforço Europeu no combate aos estereótipos de género, com foco na educação para a infância (crianças dos 3 aos 6) e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (crianças dos 7 aos 12). Iniciou-se no dia 1 de janeiro de 2021, tem duração de dois anos e parcerias internacionais com Espanha e Croácia. O projeto parte da premissa de que as ideias estereotipadas sobre papéis de género (construídas desde a infância) estão na base das profundas desigualdades entre homens e mulheres ao longo da vida. E apesar dos esforços nacionais e da União Europeia em torno da igualdade de género, os estereótipos persistem e influenciam a vida e as escolhas futuras de rapazes e raparigas por toda a Europa. Este projeto tem, em Portugal, parceria com a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
O projeto “KINDER” pretende, de forma resumida, desenvolver metodologias transformadoras de atitudes e comportamentos sobre normas e práticas de género, tendo como foco de ação os jardins-de-infância, pré́-escolas e escolas do ensino básico (1.º e 2.º ciclos), contribuindo para a consciencialização sobre os benefícios da promoção de comportamentos equitativos e não-violentos desde uma idade precoce, tanto em sistemas escolares como em ambiente familiar.
Organização | Licenciaturas em Educação Básica e Arte e Design

Sessão de acesso livre

Link de acesso| https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83417824642

Convidados

Linda Cerdeira é doutoranda em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra e pesquisadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no âmbito dos Projetos PARENT- Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations e KINDER – Combater os estereótipos de género na educação e na primeira infância: a construção de uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil.

Tatiana Moura é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, Coordenadora do Promundo Portugal desde 2014 e Diretora Associada do Instituto Maria e João Aleixo (Maré, Rio de Janeiro, Brasil) desde Março de 2018. Lidera a equipa de investigação do projeto KINDER – Combater estereótipos de género na educação e na primeira infância: construir uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil.

Tiago Rolino, Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi advogado desde 2003 até 2017, e é mestrando em Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento na Universidade Aberta (UAb). É Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais (CES), onde é investigador da equipa Portuguesa que coordena o projeto PARENT – Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations e o projeto KINDER – Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children’s Education.