Semana das Artes e Tecnologias – ARTE E DESIGN

No âmbito da Semana das artes e tecnologias, o Curso de Arte e Design irá promover 3 oficinas práticas totalmente gratuitas. Os alunos que participarem têm dispensa de aulas, apenas no período de duração de cada oficina.

Destinatários: Alunos da Licenciatura em Arte e Design.

Cianotipia com Susana Ribeiro, 18 de novembro das 14h30 às 16h30 (sala 12)

Como a IA Pode Ajudar no Design com Ânia Duarte – 19 de novembro das 14h30 às 17h30 (sala 12)

Oficina “caderno artístico” (encadernação manual) com Maria Branco– 20 de novembro das 9h30 às 12h30 (turno 1) ou das 14h30 às 17h30 (turno 2)

Inscrição Obrigatória

Cianotipia – 18 de novembro das 14h30 às 16h30 (sala 12)

Limite de participantes: 30 alunos

Material necessário: incluído na atividade

INSCRIÇÃO

Oficina de Cianotipia

Em articulação com o Semana das Artes e Tecnologias que irá decorrer na ESEC, a Oficina de Cianotipia irá explorar um dos meios transversais à história da fotografia que, apesar das intermitências e descontinuidade no seu uso, conhece hoje um ressurgimento como meio artístico. Nesta oficina, os participantes irão familiarizar-se com a história deste meio, com os processos e as ferramentas que lhe estão associadas e explorar as suas possibilidades através do desenho e elementos naturais.

 

Como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar no Design – 19 de novembro das 14h30 às 17h30 (sala 12)

Limite de participantes: 20 alunos

Material necessário: obrigatório cada aluno trazer o seu portátil.

INSCRIÇÃO

Sinopse
A oficina sobre como a inteligência artificial (IA) pode auxiliar no design tem como objetivo explorar as diversas maneiras pelas quais a IA está revolucionando o campo do design. Com o avanço da tecnologia, ferramentas de IA estão sendo cada vez mais integradas no processo de design, permitindo que designers criem de forma mais eficiente e inovadora.

Durante esta oficina, os participantes terão a oportunidade de entender como a IA pode ser utilizada para automatizar tarefas repetitivas, analisar dados complexos e gerar insights que podem influenciar o processo criativo. Além disso, será discutido como a IA pode ser uma aliada na prototipagem e testes de usabilidade, otimizando o tempo e recursos dos projetos.

Aplicações Práticas da IA no Design
Uma das principais aplicações da IA no design é a capacidade de personalizar experiências para os usuários. Através da análise de grandes volumes de dados, a IA pode ajudar a identificar padrões e preferências dos usuários, permitindo que designers criem interfaces mais intuitivas e adaptadas às necessidades individuais.

Além disso, a IA pode ser utilizada para gerar ideias e conceitos de design. Ferramentas de IA podem sugerir combinações de cores, layouts e elementos visuais, proporcionando aos designers uma base sólida para desenvolver os seus projetos. Isso não só acelera o processo de design, mas também expande as possibilidades criativas.

É fundamental que os designers compreendam as limitações da IA e usem essas ferramentas como suporte, e não como substituto para a criatividade humana. A ética no uso da IA deve ser uma consideração constante, garantindo que as tecnologias sejam utilizadas de forma responsável e transparente.

Resumo:
– Exploração de como a IA está transformando o design.
– Discussão sobre personalização e automação de processos de design.
– Importância da criatividade humana aliada à tecnologia.
– O uso de IA em processos criativos está transformando a maneira de trabalhar dos designers.
– Futuras aplicações da IA no design e a importância da adaptação.

Oficina “caderno artístico” (encadernação manual) – 20 de novembro (2 turnos) | laboratório de AD

Turno 1 – 9h30 às 12h30 – INSCRIÇÃO (atingido limite de inscrições)

Turno 2 – 14h30 às 17h30 INSCRIÇÃO

Limite de inscrições – 12 alunos por cada turno

Nota: As inscrições para o turno 2 só abrem depois de completar o da manhã.

Material necessário: incluído na atividade

Sinopse

Oficina “caderno artístico”

Os cadernos de artista são produtos de uma rica tradição que remonta à Renascença, servindo como veículos culturais com um claro caráter pedagógico. Eles desempenham múltiplas funções, como suporte para teste de materiais e técnicas, blocos de notas, diários visuais ou uma combinação dessas finalidades. Funcionam como veículos de experimentação e de registo da trajetória artística.

Estes cadernos permitem ao artista explorar ideias, conceitos e materiais, utilizando uma variedade de técnicas, desde desenhos e colagens até gravuras e pinturas. Apesar de poderem assumir diferentes formas, há características comuns a todos: oferecem uma experiência de leitura que é tanto física quanto sensorial, com implicações culturais coletivas, mas essencialmente individual e íntima.

Estruturados por uma sequência de páginas, os cadernos propõem uma narrativa visual que exige interação ativa do leitor/espectador, que participa dessa narrativa definindo o ritmo e duração de sua interação com a obra. Desta forma, os cadernos de artista são obras autónomas, mas que se relacionam com a pesquisa visual dos seus criadores. Estes cadernos são testemunhos de um momento específico na produção artística e contribuem para a compreensão do universo visual e individual do artista, demonstrando as várias possibilidades de expressão que este formato oferece.

Nesta oficina, terás a oportunidade de aprender a construir um caderno artístico utilizando uma das técnicas de encadernação manual. Poderás selecionar papéis de diversos tipos e texturas e formatos.

Todos os materiais e ferramentas necessários serão disponibilizados pelos formadores da oficina chronospaper.