Seminário “Aprender Mais – A leitura nos primeiros anos de escolaridade Capacidade e fluência leitora”

A leitura é decisiva para o sucesso escolar e só com bons diagnósticos pode haver intervenções com impacto.
O Ministério da Educação vai realizar um diagnóstico nacional da velocidade leitora, em 2024/25.
As Escolas receberão indicações e textos, devendo reportar resultados de leitura para cada aluno do 2º ano.
O objetivo maior será publicar os Referenciais de Proficiência de Leitura no 2º ano de escolaridade, para as escolas identificarem precocemente os alunos com dificuldades leitoras.
A fluência na leitura é uma competência essencial para o desenvolvimento educacional, social e cognitivo porque:

1. Desenvolve a compreensão
2. Enriquece o vocabulário
3. Facilita a leitura crítica
4. Aumenta a confiança na leitura
5. Melhora a velocidade de leitura
6. Desenvolve habilidades cognitivas
7. Fomenta o gosto pela leitura
8. Amplia a capacidade de concentração
9. Reduz a frustração durante a leitura
10. Auxilia o sucesso académico ligado à capacidade de aprender em todas as disciplinas.

  • TEMAS e CONTEÚDOS:
    Leitura – conceito(s)
    Da decifração à compreensão
    Desenvolvimento lexical e linguístico
    Conceito de fluência na leitura:
    -velocidade;
    -precisão;
    -prosódia.
    Fluência e compreensão da leitura
    Treino e prática de leitura- Instrumentos; procedimentos; textos
    estratégias adequadas e atividades concretas para a promover.
    Trabalho prático
    Análise de excertos de leitura (gravados):
    Identificação de dificuldades e proposta de estratégias.

Oradores/formadores

– Maria Helena Santos Ramos
– Pedro Balaus Custódio

» INSCRIÇÃO (brevemente)

Comissão científica
Pedro Balaus Custódio
Maria Helena Santos Ramos
Isabel Correia
Natália Pires

Comissão organizadora
Pedro Balaus Custódio
Helena Santos Ramos
Isabel Correia
Natália Pires
Rafaela Cota da Silva
Joana Conde
Neuza Santana