ESECTV celebra 20 anos da primeira emissão na RTP2

Foi a 9 de fevereiro de 2005 que a ESECTV deu um passo decisivo para alcançar o público nacional, com a sua estreia na RTP2. O projeto da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) comemora os 20 anos de emissões contínuas, dedicadas à divulgação da oferta cultural da cidade de Coimbra, iniciativas da ESEC e do Politécnico de Coimbra, com um reconhecido valor pedagógico e cultural.

Criada com o objetivo de proporcionar um espaço de estágio curricular para um grupo de alunos do curso de Comunicação Social, a ESECTV surgiu em 2003, no contexto da Coimbra 2003 – Capital Nacional da Cultura, a quem foi solicitada a cobertura audiovisual. O projeto, criado pelo professor Francisco Amaral, produz semanalmente o Magazine Cultural homónimo, mas assume também uma missão pedagógica, contribuindo anualmente para a formação de futuros profissionais em várias áreas de formação da ESEC.

A equipa da ESECTV é composta por uma equipa base de profissionais formados na própria instituição, Luís Pato, Carina Esteves, Márcia Figueiredo e Pedro Cereijeiro, diplomados em Comunicação Social pela ESEC, dos quais os últimos três elementos integraram o projeto em 2003 como estagiários, a que se juntou João Pidrança, diplomado em Comunicação e Design Multimédia. O projeto conta ainda com a colaboração de alunos e docentes de outras licenciaturas, como Comunicação e Design Multimédia, Arte e Design, Música e Língua Gestual Portuguesa.

Em 2005, a RTP lançou o concurso “Espaço Universidades”, com o objetivo de dar a instituições de ensino superior a oportunidade de terem um espaço semanal na grelha da RTP2. A ESECTV submeteu a sua candidatura com um programa piloto, dando início à parceria com a RTP, que assinala agora 20 anos.

Em 2010, a ESECTV iniciou a sua colaboração com o curso de Língua Gestual Portuguesa, tornando o programa acessível a um público mais amplo.

O trabalho desenvolvido pela ESECTV pode ser acompanhado todas as sextas na RTP2 às 13h, com repetição à segunda-feira à noite; na RTP Play e no canal do youtube, onde estão disponíveis os programas e outros conteúdos, desde concertos, entrevistas e atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos da ESEC.

Testemunhos

Há 20 anos que a ESECTV assegura a presença assídua de Coimbra no espaço mediático nacional através do seu programa semanal na RTP2, que é parte indissociável da dinâmica cultural de Coimbra. Um facto notável — nem sempre devidamente reconhecido pelas instituições da cidade —, sobretudo se tivermos em conta que se trata de um programa assegurado por uma escola, sem apoios externos. Um projeto que se tornou possível pela abertura dos responsáveis da RTP2, pela visão de Francisco Amaral – fundador do projeto –, pela dedicação e empenho da equipa de técnicos – Márcia Figueiredo, Carina Esteves, Pedro Cerejeiro, Luís Pato e João Pidrança – e pelo entusiasmo dos muitos alunos que aqui realizaram os seus estágios. Todos eles são merecedores da nossa admiração, reconhecimento e gratidão.

Rui Antunes, Presidente da ESEC e Diretor da ESECTV

 

A ESECTV é casa, família, liberdade e inspiração.
20 anos de memória cultural de uma cidade: são também 20 anos da continuidade de um sonho de Francisco Amaral, materializado no olhar de cada um de nós e todas as semanas, na RTP2.

Carina Esteves (Equipa ESECTV)

 

Aquilo que Francisco Amaral idealizou e desenvolveu, e que continua a ser perpetuado todas as semanas em canal aberto, é para mim um testemunho vivo da importância do serviço público, da descentralização e da valorização da cultura local. A esectv não é apenas um projeto académico ou um espaço de aprendizagem para estudantes de comunicação. É um veículo de proximidade, um espaço onde a cultura de Coimbra e da região encontra voz, onde se dão a conhecer artistas, projetos e iniciativas que, de outra forma, poderiam permanecer invisíveis. E isso é algo de louvar.

João Pidrança (Equipa ESECTV)

 

Já muito antes de 2003 havia o sonho de se criar um espaço mediático produzido em Coimbra, por profissionais de Coimbra e acerca de assuntos de Coimbra. E embora se assista a uma postura antropofágica, assente numa crença, muito coimbrã, de que não se passa nada na cidade e na região que seja digno de registo. A verdade é que, há já duas décadas, Coimbra está no espaço mediático da TV pública através de um programa, que é promotor de um verdadeiro serviço público mediático, que um dia foi sonhado e hoje é criado semanalmente na ESEC. E quando um dia esta parceria com a RTP2 acabar e Coimbra, como sempre, esquecer também este programa, a verdadeira herança da ESEC TV será servir de testemunho de que é possível combater o centralismo da arena mediática, de Lisboa, com qualidade, rigor, dignidade e seriedade.

Luís Pato (Equipa ESECTV)

 

São 20 anos a mostrar o que Coimbra tem de melhor, na RTP2
Dar voz a pessoas e projectos que não tinham espaço na televisão nacional foi um dos objectivos iniciais.
Continuamos a acreditar que a diversidade de vozes é fundamental para enriquecer o diálogo e que precisamos de falar mais sobre arte e cultura.
O positivo, o belo e o inspirador também podem e devem ser notícia!
É isso que continuamos a fazer, todas as semanas.

Márcia Figueiredo (Equipa ESECTV)

 

Confiança, criatividade e profissionalismo.
Ao longo de 20 anos a ESECTV, com uma presença televisiva semanal, contribuiu para que muitos projectos fossem conhecidos a nível nacional, tendo também feito inúmeras reportagens com artistas de reconhecimento mundial.
A ESECTV é há muito convidada pelos agentes culturais da cidade, para a divulgação do trabalho cultural desenvolvido em Coimbra.
Sendo um programa realizado por uma equipa pequena, com muito esforço, mantém um estilo que é elogiado por quem vê.

Pedro Cereijeiro (Equipa ESECTV)

Equipa 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipa 2015- 10º aniversário