No Dia Mundial da Rádio, projeto que nasce na ESEC dá voz a Reclusos de Aveiro
No dia em que se comemora o Dia Mundial da Rádio, foi inaugurada a RPA, a rádio do Estabelecimento Prisional de Aveiro. Um projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Comunicação Social – Novos Media, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, pela aluna Inês Cruz, sob a orientação da professora Carla Patrão.
O trabalho de criação da rádio prisional, foi desenvolvido ao longo do ano de 2024, e envolveu desde a formação de rádio a um conjunto de reclusos, fornecendo-lhes competências técnicas de locução e realização radiofónicas, até à sua materialização física, com a criação de um estúdio rádio. Este projeto, que foi para além de um estágio, e se transformou numa investigação-ação, promoveu competências técnicas e comunicacionais, e desenvolveu a literacia mediática e a sensibilidade artística dos reclusos. Um passo muito importante para a inclusão social destas pessoas, que tiveram com este projeto uma plataforma para expressarem as suas vozes, para desenvolverem competências comunicacionais e para fortalecerem a sua autoestima.
Num esforço conjunto entre várias entidades, entre as quais a empresa DIATOSTA, que patrocinou a compra do equipamento necessário para a criação do estúdio, as ondas da rádio emitem, a partir de hoje, no Estabelecimento Prisional de Aveiro. Um contributo para a reinserção social dos reclusos, reduzindo a reincidência criminal e facilitando a transição para a vida em liberdade.