ESEC renova galardão ECO-Escola pelo 3º ano consecutivo
A Escola Superior de Educação de Coimbra foi distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, com o galardão Eco-Escolas atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
O galardão, a Bandeira verde Eco-Escolas, resulta do reconhecimento do trabalho realizado pela comunidade da ESEC em prol de um desenvolvimento mais sustentável. No decorrer do ano letivo 2020/2021 foram desenvolvidas ações que incidiram sob os temas base – Água, Resíduos e Energia – e o tema do ano, Espaços Exteriores.
Para a candidatura ao Programa Eco-Escolas, a ESEC teve que demonstrar que seguiu e cumpriu as várias etapas exigidas, envolvendo a comunidade da Escola (alunos, docentes e não docentes) como a constituição de um Conselho Eco-Escolas, a realização de uma auditoria Ambiental, o estabelecimento de um Plano de Ação e concretização de pelo menos 2/3 das ações, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, a criação de um Eco-código e o desenvolvimento de atividades relacionadas com os temas da água, resíduos, energia e floresta.
Algumas das iniciativas promovidas pela ESEC no ano letivo 2020/2021:
– Aquisição e colocação de novos pontos de recolha para resíduos indiferenciados nas salas de aula da ESEC;
– Promoção da recolha seletiva de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e garantir o seu encaminhamento para destino adequado – Minipilhão, contentor de resíduos de pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, 2 contentores para recolha de lâmpadas;
– Sensibilização para a redução do consumo de papel e utilização das folhas estritamente necessárias à realização das provas ou realização de avaliações online;
– Realização de trabalho curricular, colaborativo, com propostas didáticas sobre o consumo e produção sustentáveis, no âmbito da promoção de economia circular no comércio local;
– Colocação de cinzeiros para colocação de beatas nos espaços exteriores da Escola;
– No âmbito da unidade curricular de Design II, da licenciatura em Arte e Design, produção de objetos reutilizando materiais de desperdício como recurso à criação dos novas peças, incentivando a política dos 7 R’s;
– Consciencialização sobre a utilização sustentável da energia em contexto de aula e fixação de cartaz sobre redução de consumo energético nos serviços;
– Substituição de caixilharia e vidros da maioria das janelas e calafetagem das restantes para eficiência energética;
– Plantação de 3 espécies representativas da floresta autóctone portuguesa: carvalho, sobreiro e nogueira, sensibilizando para a importância da preservação das espécies florestais, nomeadamente as espécies autóctones;
– Intervenção no espaço verde exterior da ESEC – plantação de plantas autóctones (loureiros, carvalhos e sobreiros), anteriormente germinadas e mantidas através de trabalho curricular, realizada pelos/as alunos/as no Dia da Floresta Autóctone, no âmbito das UC “Ambiente e educação” e “Ciências da natureza”;
– No âmbito na UC de “Ambiente e Educação” da licenciatura em Educação Básica foram ciadas fichas QR Code de espécies autóctones plantadas no espaço exterior da ESEC e mantidas por estudantes;
– Realização de uma oficina de construção da Árvore de Natal com “bombas ecológicas“ pela área científica das Ciências Experimentais, Ambiente e Saúde, numa aula da unidade curricular de Ciências da Natureza, da licenciatura em Educação Básica.
– Sessão Didática promotora do uso sustentável de água e realização de trabalho curricular no âmbito da educação para o consumo sustentável da água – compreender o papel da água como fornecedor de serviços de ecossistema essenciais ao ser humano;
– Sensibilização para a adoção de comportamentos sustentáveis, substituindo o consumo de água engarrafada por água da torneira. Distribuição da garrafa reutilizável da Águas de Coimbra aos alunos durante Semana de Campo de Desporto e Lazer;
– Colocação de TV no átrio da ESEC com divulgação e sensibilização para as medidas de proteção do ambiente e utilização sustentável dos recursos existentes;
– Criação de materiais para divulgação de Ações de sensibilização;
– Realização do Webinar “Valorizar a nossa Terra: formar e educar para a sustentabilidade” no Dia Mundial da Terra. O Webinar contou com interpretação em Língua Gestual Portuguesa;
– Celebração do Dia Eco-Escola no dia 1 de junho;
– No âmbito da Unidade Curricular de Design Gráfico da licenciatura em Comunicação e Design Multimédia, os alunos do 1º ano desenvolveram propostas de cartaz para apresentação de candidatura da ESEC ao Concurso Nacional Poster Eco-Código, da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa (Abae Fee Portugal). O cartaz da ESEC venceu o concurso nacional da ABAE;
– Realização de Sessões didáticas e trabalhos curriculares no âmbito de diversas unidades curriculares da licenciatura em Educação Básica: “Saúde, ambiente e consumo”, “Ambiente e Educação” e “Ciências da natureza”.
Dia da Floresta Autóctone – 23 Nov. 2020
Natal Ecológico na ESEC – 17 Dez. 2020
Dia Mundial das Leguminosas 2021 – 10 Fev. 2021
Webinar “Valorizar a nossa Terra: formar e educar para a sustentabilidade” – 22 Abr. 2021
Dia Eco-Escola – 1 Jun. 2021
Participação Concurso Eco-Código ABAE – 1 de jun. 2021
Medidas de Eficiência Energética – 14 mai. 2021
Exposição virtual Upcycling – Reutilização de objetos – julho 2021
ESEC participa no Concurso Cartaz ECO-Código da ABAE – jul 2021
Cartaz da ESEC vence Concurso Nacional Póster Eco-Código – jul 2021