Estudantes e Professores de Educação Física e Desporto em Mobilidade para Investigação
No âmbito de um projeto na área do Desporto, Motor Competence Assessement financiado pelo subprograma International Credit Mobility (ICM), uma delegação do Politécnico de Coimbra realizou a primeira missão de Portugal a Cabo Verde, de 5 a 12 de outubro de 2021.
O Projeto, resultante de uma candidatura conjunta do Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação (IPC-ESE) e da Uni-CV – Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV-FaED), foi financiado com 58 260,00 euros para a mobilidade, estágio/treinamento, de 4 estudantes da Licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), bem como a mobilidade de professores e staff de ambas as instituições.
O objetivo do projeto é realizar uma investigação transcultural de análise dos níveis de atividade física e comportamento sedentário das populações, transtornos e atrasos do desenvolvimento psicomotor, bem como da performance e coordenação motora ao longo da vida (crianças, jovens, adultos e idosos). Para a investigação recorrer-se-á à acelerometria e à avaliação da competência e coordenação motoras (Motor Competence Assessement, MABC 2, KTK e TGMD-3) e tarefa de levantar a partir da posição supina (Supine to Stand Task).
A mobilidade para investigação terá a coordenação dos Professores Rui Mendes (IPC-ESEC) e Filomeno Tavares (Uni-CV-FaED, Santiago). O Projeto envolverá ainda as mobilidades de dezembro de 2021 a maio de 2022, das Professoras Ana Rodriguez (Uni-CV-FaED, São Vicente) e Cristina Leandro (IPC- ESEC) e dos Professores do António Damásio (IPC- ESEC), Ricardo Gomes (IPC- ESEC), Francisco Campos (IPC- ESEC), bem como Albertina Mota e Edmirson Fortes da Uni-CV-FaED.
Nesta primeira missão integraram a equipa do Projeto a Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra, Maria João Cardoso, o docente da ESEC e coordenador científico do Projeto, Rui Mendes, a Coordenadora do Gabinete de Apoio à Investigação, Ensino e Internacionalização da ESEC, Estela Silva e a Técnica Superior de Relações Internacionais do IPC, Catarina Marques.
A mobilidade envolveu encontros institucionais entre os responsáveis pela investigação e representantes dos gabinetes de relações internacionais com a equipa reitoral da Uni-CV e de apresentação do projeto de investigação. Foram realizadas 3 reuniões presenciais de coordenação científica e técnica e uma reunião presencial com os estudantes. Foram também realizadas pela equipa de Portugal reuniões com o Comité Olímpico Cabo-verdiano e com Cooperação Portuguesa na Embaixada de Portugal na Cidade da Praia – Cabo Verde.
Durante a mobilidade, Rui Mendes, docente da ESEC e coordenador do Projeto, proferiu ainda uma conferência intitulada “Desenvolvimento motor ao longo da vida” e realizou dois workshops: “Avaliação da competência e coordenação motora” e “Atividade física: avaliação de níveis de atividade e comportamento motor”.
No âmbito do Projeto a Escola Superior de Educação de Coimbra irá receber quatro estudantes de Cabo Verde, Elton Spencer, Kiara Tavares, Ângelo Correio e Valissa Oliveira da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que farão um período de 4 meses de mobilidade em Coimbra.