A importância dos canais de comunicação na indústria farmacêutica pós-pandemia em investigação do Mestrado em Marketing e Comunicação

No âmbito do Mestrado em Marketing e Comunicação, uma colaboração entre a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), Luís Miguel dos Santos Conde apresentou a tese intitulada “A importância dos canais de comunicação de marketing no compromisso dos médicos portugueses: Um estudo aplicado à indústria farmacêutica em período pós-pandemia por COVID-19”. A tese foi apresentada perante um júri constituído por Alexandra Leandro (Presidente), Nayra Martins (Arguente) e Nuno Fortes (Orientador).

A investigação teve como objetivo principal avaliar a importância dos canais de comunicação de marketing presenciais e digitais, utilizados pela indústria farmacêutica (IF), na profundidade do relacionamento desta com os médicos a exercer em Portugal.

O estudo teve o apoio da Secção Regional Centro da Ordem dos Médicos e obteve uma amostra representativa de 604 médicos inscritos nesta secção.

Os resultados da investigação permitem concluir que os canais de comunicação tradicionais e digitais, se bem utilizados, contribuem para um aumento da satisfação, da confiança e do compromisso dos médicos com a IF. Acresce que, comparativamente com os canais de comunicação digitais, os tradicionais exercem efeitos diretos mais fortes na confiança e na satisfação dos médicos com a IF, para além de apresentarem o efeito indireto mais forte sobre o seu compromisso.

Das conclusões deste estudo, emergem implicações relevantes para as estratégias de comunicação da IF, num período em que esta tem incrementado, de forma significativa, a aposta em meios digitais.