Docente da ESEC convidada para integrar Avaliação externa da Agência Eslovaca de Investigação e Desenvolvimento

A docente da ESEC e investigadora do Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED), Sónia Brito-Costa, foi convidada pela Agência de Investigação e Desenvolvimento do Ministério da educação, Investigação, Desenvolvimento e Juventude da República Eslovaca, para integrar a bolsa de Peritos especialistas avaliadores internacionais. Esta Agência, responsável pelo financiamento e apoio à Investigação e Desenvolvimento na Eslováquia, é equivalente à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em Portugal.

A Agência Eslovaca de Investigação e Desenvolvimento é uma agência nacional de subvenções que apoia a investigação e o desenvolvimento na Eslováquia através do financiamento de projetos do orçamento do Estado da Eslováquia (equiparada à FCT em Portugal).

 

Enquanto organização departamental do Ministério da Educação, Investigação, Desenvolvimento e Juventude da República Eslovaca, esta Agência Eslovaca é a única entidade nacional de subvenções criada com o objetivo de apoiar a investigação e o desenvolvimento na Eslováquia, fornecendo fundos do orçamento do Estado.

Os projetos financiados pela agência incluem:

  • Investigação e desenvolvimento em grupos individuais nas áreas de ciência e tecnologia.
  • Projetos dentro dos programas da agência, no âmbito de acordos bilaterais ou multilaterais de cooperação científica e técnica internacional.
  • Participação da República Eslovaca em programas e projetos internacionais de investigação e desenvolvimento no âmbito de programas comunitários e iniciativas da União Europeia no domínio da investigação e desenvolvimento, incluindo os custos da sua preparação.

 

A sua missão envolve o apoio à investigação básica de topo, à investigação aplicada, o desenvolvimento em áreas científicas e tecnológicas, e promoção da cooperação internacional e europeia em ciências e tecnologia.

A agência eslovaca apoia a investigação interdisciplinar e multidisciplinar realizada pelo sector do ensino superior, pelo sector estatal da investigação e desenvolvimento, pelo sector empresarial e sem fins lucrativos da investigação e desenvolvimento, bem como pessoas físicas de pesquisa e desenvolvimento no âmbito do direito comercial. A agência visa também cumprir as metas e objetivos selecionados de acordo com a política científica e técnica a longo prazo do estado, por meio dos programas da agência aprovados pelo governo sob proposta do Ministro da Educação. A agência também estimula a participação de entidades de investigação e desenvolvimento da República Eslovaca em programas e iniciativas internacionais e europeias, bem como o apoio à cooperação bilateral e multilateral no domínio da ciência e tecnologia.