Docente da Universidade Castilla-la-Mancha realiza período de investigação na ESEC

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) recebeu recentemente a professora Mercedes Chicote Beato, da Universidade de Castilla-La-Mancha, Espanha, para realização de um período de formação e investigação.

Mercedes Beato escolheu a ESEC para aprofundar a sua investigação no âmbito do seu doutoramento em Educação, com foco no bullying e cyberbullying. Esta colaboração internacional reforça os laços entre as duas instituições, enriquecendo o ambiente académico com a troca de experiências e conhecimentos.

Mercedes Chicote Beato já tinha realizado um período de mobilidade Erasmus na ESEC como estudante de licenciatura e regressou agora com objetivos específicos de análise estatística para a sua pesquisa. Considera que a presença e colaboração com professores e doutorandos na ESEC, como o professor Fernando Martins e Rita Rodrigues (diplomada com o Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB) têm sido fundamentais para o desenvolvimento da sua tese. Mercedes destaca o acolhimento e o ambiente enriquecedor que Coimbra lhe proporcionou.

Nesta entrevista, Mercedes Beato partilha detalhes sobre o seu percurso académico, os objetivos da sua investigação e a experiência vivida na ESEC e em Coimbra.

 

Qual o seu percurso académico e profissional até agora e em que áreas?

Meu nome é Mercedes Chicote Beato e fiz mestrado em Educação Primária na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha), especificamente na Faculdade de Educação de Cuenca. Além disso, continuei a minha formação com um Mestrado em Investigação e Inovação Educacional e estou atualmente a realizar um Doutoramento em Educação com um contrato nacional de Formação de Professores Universitários financiado pelo Ministério das Universidades.

O que a levou a escolher a ESEC para realizar o período de investigação?

Já tinha frequentado a Escola Superior de Educação de Coimbra com uma bolsa Erasmus no meu terceiro ano de universidade. Gostei muito do ambiente, dos professores que me ensinaram e do aprendizado que adquiri.

Agora estou no terceiro ano da minha tese de doutoramento, a analisar dados de uma intervenção que realizámos em escolas em Espanha, por isso considerámos que era a oportunidade perfeita para aprender com os conhecimentos estatísticos do Professor Fernando, que já tinha colaborado anteriormente com minha universidade e já havia trabalhado com meu diretor de tese.

 

Quais os principais objetivos do seu doutoramento e como o período de investigação na ESEC pode contribuir para alcançá-los?

A minha tese centra-se na prevenção do bullying e do cyberbullying em alunos do Ensino Básico. Este é um problema em crescimento e é necessária a realização de intervenções que ajudem a prevenir e reduzir a incidência que hoje se verifica.

No meu caso, no ano passado realizei uma intervenção em diferentes centros educativos, com o objectivo de sensibilizar e reduzir a prevalência destas situações de conflito. Através desta estadia pude analisar a informação obtida, conhecer diferentes formas de criação de bases de dados, aprofundar o conhecimento na gestão de programas informáticos e aplicar modelos de análise estatística.

 

Como descreveria a sua experiência até agora na ESEC e na cidade de Coimbra?

A experiência tem sido muito enriquecedora. Na ESEC acolheram-me muito bem, facilitando-me acesso a todos os recursos de que dispõem e aprendendo com a forma como trabalham.

Coimbra é uma cidade que me encanta. A cultura e a história que transmite são impressionantes e a oferta de atividades que proporciona é um dos seus maiores atrativos.

De que forma tem colaborado com os nossos professores e estudantes?

Tive a sorte de poder trabalhar com o Professor Fernando, que me ajudou durante todo o período que estive em Coimbra. Além disso, a Rita, que também é doutoranda, ajudou-me a integrar-me no centro, aprendendo como funciona o seu doutoramento e partilhando experiências académicas.

Como considera que esta experiência de investigação internacional poderá contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional?

Avançar na análise estatística é uma fase fundamental no doutorado. Graças ao trabalho desenvolvido durante este mês pude aprofundar a aprendizagem necessária para poder defender a tese no próximo ano.

Gostaria de adicionar mais alguma informação sobre a sua experiência ou sobre o seu projeto de investigação?

Gostaria de acrescentar que na minha universidade (Universidade de Castilla-La Mancha) e especificamente na Faculdade de Educação de Cuenca, teríamos o maior prazer em acolher qualquer pessoa da ESEC que estivesse interessada em conhecer mais sobre a nossa cultura, a nossa forma de trabalhar, ou nossa oferta académica.