ESEC associa-se ao Projeto KINDER e constrói materiais pedagógicos para combater estereótipos de género
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra integrou o Projeto internacional “KINDER: Combater estereótipos de género na educação e na primeira infância: construir uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil” liderado por uma equipa de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e realizado em parceria com instituições espanholas e croatas.
O KINDER visa reforçar o esforço Europeu no combate aos estereótipos de género com foco na educação para a infância: pré-escolar (crianças dos 3 aos 6) e primeiro e segundo ciclos do ensino básico (crianças dos 7 aos 12) e pretende combater estereótipos de género na socialização e educação de crianças, partindo da premissa de que estes estereótipos estão na base das profundas desigualdades entre homens e mulheres ao longo da vida. Este projeto tem, em Portugal, parceria com a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e, recentemente, com a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, com o objetivo de levar a cabo ações com profissionais de educação e com os/as futuros/as professores/as, no âmbito do domínio da igualdade de género, patente no 1.º grupo (obrigatório) da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Numa perspetiva integrada e colaborativa, os/as estudantes de várias Unidades Curriculares dos cursos de Educação Básica e Comunicação Design e Multimédia da ESEC participaram, entre 02 e 17 de novembro em sessões de formação dinamizadas por investigadores/as do CES – UC e, neste momento, estão a criar ferramentas pedagógicas adequadas às questões de género. Estes materiais serão, numa segunda fase, explorados/testados por um grupo de docentes que participará numa oficina de formação acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, no âmbito do Projeto KINDER, promovendo um estreito e profícuo trabalho entre a formação inicial e contínua de Docentes. Esta ação está a ser coordenada pelas Professoras Tatiana Moura (CES – UC) e Sofia Gonçalves (ESEC-IPC).
Com esta parceria, a equipa do projeto almeja uma escola que habilite os/as jovens com “saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.” (Martins, 2017)