ESEC subscreve a Carta Portuguesa para a Diversidade fortalecendo o compromisso com a inclusão
A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) subscreveu a Carta Portuguesa para a Diversidade, reafirmando seu compromisso em promover a inclusão e a igualdade no ambiente educacional. A Carta da Diversidade em Portugal é atualmente gerida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, associação construída colaborativamente com todas as organizações signatárias.
Com a adesão à Carta da Diversidade, a ESEC compromete-se a intensificar suas práticas de inclusão e a promover um ambiente que valorize a diversidade, beneficiando não apenas os alunos, mas toda a comunidade educativa.
A Carta Portuguesa para a Diversidade está alinhada com os esforços da Comissão Europeia e à Estratégia Europa 2020, focando na igualdade de tratamento e na luta contra a discriminação, constituindo-se como uma uma ferramenta que promove a diversidade no local de trabalho, no respeito pela igualdade e não discriminação em função do género, raça, religião, idade, orientação sexual ou deficiência.
A UE destaca a importância de garantir acesso e igualdade de oportunidades, promovendo a coesão social e a igualdade de género. A “Declaração de Roma” incentiva boas práticas na gestão da diversidade nas empresas. Com a adesão à Carta, Portugal busca comprometer-se com a inclusão e diversidade, promovendo organizações mais competitivas e solidárias. A iniciativa, lançada em 2016, já envolve 24 países europeus.