I Fórum Pedagógico da ESEC refletiu sobre novas abordagens pedagógicas e dinâmicas em aula

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) promoveu o I Fórum Pedagógico, esta quarta-feira, dia 2 de abril, com uma palestra dedicada ao tema “Mudam-se os tempos, mudam-se as aulas” e uma oficina sobre “Ferramentas de Inteligência Artificial no Ensino Superior“.

A Palestra proferida por Rita Tavares de Sousa, docente da Universidade Católica Portuguesa”,  abordou as transformações do ensino superior e a necessidade de adaptação por parte de docentes e estudantes.

A sessão destacou questões fundamentais, como a globalização e a digitalização, a crescente valorização das competências transversais e a diversidade no perfil dos estudantes. Foram ainda discutidas novas exigências no ensino, nomeadamente a responsabilidade social, a inclusão e a defesa da democracia no ambiente académico.

Durante a apresentação, foram exemplificadas metodologias inovadoras, como o uso de questionários interativos para avaliação do conhecimento dos alunos, a técnica de aprendizagem colaborativa “Jigsaw” e a aplicação de mapas conceptuais para uma melhor organização do conhecimento. Estas estratégias visam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e ajustado às realidades atuais.

O evento reforçou a importância de repensar a pedagogia no ensino superior e a necessidade de acompanhar as mudanças da sociedade para garantir uma educação mais eficaz e inclusiva.

A Oficina sobre a utilização ética e eficaz de ferramentas de Inteligência Artificial no Ensino Superior, foi dinamizada por Joana Neves da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Este evento realizou-se no âmbito do processo de avaliação e reflexão pedagógica que anualmente na ESEC, decorrente da avaliação anual dos cursos e conforme previsto no Sistema de Garantia da Qualidade do IPC.