Presidente da AEESEC apela à participação dos estudantes para fazer a diferença

Mafalda Pinto é aluna da licenciatura em Comunicação Organizacional e Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra (AE ESEC), altura em que assumiu também o cargo de Secretária Geral da FNAEESP – Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico para o mandato 2024/2025.

Desde o início do seu percurso académico, o associativismo esteve presente na sua vida. No ensino secundário, participou ativamente em várias listas e associações, o que lhe despertou uma curiosidade crescente. Em 2021, como caloira, entrou para a Associação de Estudantes da ESEC como vogal da Secção de Cultura e Eventos.

No segundo ano da sua licenciatura, foi convidada a assumir o cargo de Secretária da Direção Geral. Apesar de não ter uma visão clara sobre as suas funções no início, com o tempo, desenvolveu uma paixão pelo associativismo. Este ano letivo, candidatou-se a vice-presidente, integrando uma lista de continuidade do mandato anterior, e conseguiram levar o maior número de alunos às urnas desde 2015.

Em entrevista, Mafalda Pinto relata os desafios que enfrenta como Presidente, os projetos que a atual direção pretende concretizar, o significado de liderar a Associação de Estudantes da ESEC e deixa uma mensagem aos estudantes da instituição.

Quando integraste a AE ESEC e quais as funções que já exerceste?

Quando ingressei no ensino superior já tinha o bichinho do associativismo, tinha feito parte de listas e associações no secundário e era algo que me despertava muita curiosidade. Em 2021, enquanto caloira, ingressei na AE ESEC como vogal da Secção de Cultura e Eventos, onde pude realizar diversas atividades desde giveaways, febradas, à receção ao caloiro.

No meu segundo ano da licenciatura fui convidada a ser Secretária da Direção Geral. Quando aceitei este cargo não sabia muito bem como iria ser o meu percurso nem quais iriam ser as minhas funções, mas com o desenrolar do tempo comecei a ganhar gosto por este trabalho e uma paixão incessante pelo associativismo.

No início deste ano letivo candidatei-me a vice-presidente, enquanto lista de continuidade do mandato anterior, onde foi possível realizar a proeza de levarmos o maior número de alunos às urnas, desde 2015.

Em abril deste ano, após o pedido de demissão do então presidente, António Maria Rosa, fui eleita, em votação interna, como Presidente da Direção Geral. Foi um momento inesperado quer para mim, quer para todos os elementos da direção, no entanto, escolhemos utilizar este momento para nos unirmos ainda mais e vincularmos os nossos princípios e objetivos.

 

Quais consideras os maiores desafios que vais ter como Presidente da AE ESEC neste mandato?

Um grande desafio tem sido, sem dúvida, manter uma equipa unida e coesa. No entanto, considero que o maior desafio é fazer com que todos os estudantes da ESEC compreendam a importância da AE e despertem interesse pelas atividades que realizamos.

 

Quais os projetos da atual direção que gostarias de destacar?

Ao longo deste ano temos vindo a realizar diverso projetos dos quais muito nos orgulhamos, de entre estes podemos destacar, o peddy paper amigo do ambiente, a Gala AE ESEC e ainda o excelente desempenho que tivemos ao longo da competição IPC Cup, onde alcançamos o 1º lugar no Futsal Feminino e no Padel e ainda o 2º lugar no Futsal masculino e Futebol 11.

No próximo semestre ambicionamos realizar diversas atividades, iniciando o semestre com a, já característica, Receção ao Caloiro, em parceria com a Real Tertúlia de Bubones e a K&Batuna. Ao longo do semestre estamos a idealizar várias atividades formativas que aproximem mais os nossos estudantes da realidade da nossa AE e do mundo do associativismo.

O que significa para ti ser presidente da Associação de Estudantes da ESEC?

Ser presidente da Associação de Estudantes é uma responsabilidade e uma honra imensa para mim. Significa representar os interesses e as vozes dos estudantes da nossa instituição, garantindo que as suas necessidades e preocupações sejam ouvidas. Implica liderar uma equipa dedicada ao desenvolvimento de projetos e atividades que promovam a integração, o bem-estar e o crescimento pessoal e académico de todos os alunos. É trabalhar incansavelmente para criar oportunidades que enriqueçam a experiência educativa e social dos estudantes, fomentando um espírito de comunidade e colaboração. Além disso, é representar a ESEC em diversas instâncias e fóruns, defendendo a qualidade do ensino e lutando por melhores condições para todos.

Que mensagem podes deixar aos Estudantes da ESEC como presidente da AE ESEC?

A  AE ESEC não é apenas uma entidade dinamizadora de atividades, é também, a representante máxima de todos os estudantes da nossa escola, seja internamente, na ESEC e no IPC,  seja a nível nacional nos mais diversos fóruns de discussão em que estamos constantemente presentes.

Somos a voz dos nossos estudantes, mas para os podermos ajudar precisamos de poder contar com a participação dos mesmos, não apenas nos momentos lúdicos, mas também nas assembleias gerais e nos momentos propícios à discussão e formação.