Projeto “Viajar com Livros” em Cabo Verde para cativar para leitura
As docentes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, Sofia Gonçalves e Ana Santiago, encontram-se em mobilidade no âmbito do projeto internacional “Viajar com Livros”, ao abrigo do programa Erasmus+, subprograma International Credit Mobility (ICM), na Universidade de Santiago, em Cabo Verde. Esta mobilidade visa delinear formas de colaboração entre as instituições e promover a partilha de experiências.
O Projeto, que foi apresentado no Campus de Bolanha, em Assomada, tem como principal objetivo a promoção da leitura nos alunos das escolas do 1.º Ciclo de Cabo Verde, através da criação de bibliotecas.
O Projeto “Viajar com Livros”, coordenado pela Docente Sofia Gonçalves, desde 2009, em Cabo Verde, visa criar Bibliotecas Escolares nas várias ilhas do arquipélago. Ao longo das edições que foram realizadas, o projeto contou com vários parceiros como a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Mota-Engil, Ministério da Educação de Cabo Verde, Escolas Portuguesas e Cabo Verdianas, Rede de Bibliotecas Municipais e, mais recentemente, juntaram-se as instituições como a Unesco, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, a Fundação Manuel António da Mota e o Projeto KINDER (CES).
O Projeto é também apoiado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 desde junho de 2021.
O Projeto já está na sua 6ª edição e no âmbito desta mobilidade realizaram-se ainda no Campus da Praia, uma conferência sobre “Literacia Financeira” e uma palestra intitulada “Literatura para a Infância e Ambientes Inovadores de Aprendizagem”, no Campus de Bolanha.