VII Edição do Projeto Internacional Viajar com Livros Promove Intercâmbio Cultural e Pedagógico entre Portugal e Cabo Verde

A sessão inaugural que marcou o arranque da VII Edição do Projeto Internacional Viajar com Livros, decorreu a 6 de maio, reunindo participantes comprometidos com a promoção da leitura e da educação. Este evento, realizado de forma virtual, contou com as intervenções de Sofia Gonçalves, Coordenadora do Projeto, e de Adriano Moreno, Diretor Nacional da Educação de Cabo Verde, cuja presença veio reforçar o compromisso das autoridades educativas cabo-verdianas com iniciativas que promovem a leitura e o intercâmbio cultural.

A sessão terminou com uma “Hora do Conto” com Tiago Rodrigues, Contador de Histórias, dando início às narrações agendadas no âmbito do Projeto.

De 3 a 24 de maio, 50 contadores/as de histórias, entre estudantes dos cursos de Animação Socioeducativa, Educação Básica e dos Mestrados da Formação de Professores, estão a dedicar algum do seu tempo a narrar histórias para alunos do 1º ao 6º ano de escolaridade em 12 escolas do arquipélago de Cabo Verde, a saber:

Tarrafal de São Nicolau – Lucília Freitas (7, 10 e 20 de maio)

Tarrafal de Santiago – Ex EBC (7, 9 e 24 de maio)

Tarrafal de Santiago – Lém de Achada (8, 10 e 21 de maio)

Tarrafal de Santiago – Cabeça Carreira (9 e 21 de maio)

Ribeira Grande Santo Antão – Roberto Duarte (7, 9 e 20 de maio)

Tarrafal de Santiago – Central (8, 10 e 20 de maio)

Boavista – Carla Lima (13, 17 e 23 de maio)

Praia – Santiago – São Pedro (14, 16, 23 de maio)

Praia – Santiago – Ponta d’Água (14 e 20 de maio)

Praia – Santiago – Lém Cachorro (13, 16 e 23 de maio)

Santa Cruz – Santiago- Achada Fazenda (13, 15 e 22 de maio)

Santa Cruz – Santiago- Ma Fátima Baessa (14, 16 e 24 de maio)

Com um enfoque na prática pedagógica interdisciplinar e integradora, o Projeto Viajar com Livros procura desenvolver tanto o lado pessoal quanto o profissional dos participantes. Através da narração de histórias de literatura infantojuvenil em formato digital e síncrono, durante um mês letivo, os envolvidos têm a oportunidade de interagir com crianças e profissionais de educação de diversas entidades, promovendo assim o património cultural e literário dos dois países.

Os objetivos principais desta iniciativa abrangem desde a promoção do gosto pela leitura nas escolas do ensino básico de Cabo Verde até ao estímulo da curiosidade e da pesquisa em diversos temas, fomentando uma postura crítica, reflexiva e interativa entre os participantes.

Recordamos que este projeto, coordenado pela docente Sofia Gonçalves da Escola Superior de Educação de Coimbra, nasceu em 2009, e conta com vários parceiros como a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, a empresa Mota- Engil, o Ministério da Educação de Cabo Verde, Escolas Portuguesas e Cabo Verdianas, Rede de Bibliotecas Municipais a Unesco, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, o Plano Nacional de Leitura 2027, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e a Fundação Manuel António da Mota.

O Projeto já permitiu criar 14 bibliotecas escolares em Cabo Verde (nove na ilha de Santiago, duas no Sal e três em São Vicente), abrangendo mais de 600 alunos do arquipélago, através da doação de livros de literatura infantojuvenil.