Atividades Artísticas no Centro Cultural do IPC – Inscrições Abertas

No programa de atuação da presidência do Politécnico de Coimbra, consta a oferta de espaços, abertos a toda a comunidade deste Instituto, para a prática Artística dos seus membros (estudantes e trabalhadores docentes e não docentes) e Comunidade civil. Estes espaços são orientados por formadores creditados e a sua frequência é gratuita. Apenas obriga que, uma vez inscritos, os participantes sejam assíduos.

Atualmente existem seis atividades abertas, cobrindo as áreas da música coral, da dança, do teatro e das artes plásticas:

  • –  Coro 
  •  – Danças de Salão
  •  – Desenho
  •  – Grupo de Canção de Coimbra (Canto, Guitarra de Coimbra  e Viola de Acompanhamento)
  •  – Teatro

 

Os alunos, desde que o queiram e o solicitem, poderão beneficiar do Estatuto de Estudante Praticante de Atividades Artísticas.

SINOPSES

Coro

O Coro do IPC teve início em março de 2018. Tem como objetivo principal permitir que os coralistas passem um tempo de lazer de qualidade, cantando e convivendo com outros elementos da comunidade educativa. O seu repertório é constituído por obras de vários géneros e estilos.

Dança de Salão

A atividade de Danças de Salão visa permitir o contacto com vários estilos e tipos de dança sociais, como danças latinas (Cha Cha Cha, Rumba, Samba, Paso Doble e Jive) e modernas/clássicas (Valsa Inglesa e Vienense, Tango, Slow Fox e Quickstep). Os participantes vão aprendendo movimentos básicos que os ajudam a compreender, numa primeira abordagem, as características principais da dança apreendida, tais como a musicalidade, o ritmo, as contagens e a postura, construindo pequenas coreografias.

Desta forma, contribuímos para a perceção clara das capacidades do participante, tais como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, respiração e memória corporal, num ambiente divertido e descontraído.

Desenho

Esta atividade destina-se aos debutantes que pretendam compreender os princípios básicos do desenho; assim, o mesmo está dividido em três dimensões:

perceção do objeto, representação do objeto e representação do espaço. Nelas serão explorados conteúdos que genericamente darão ênfase à compreensão do desenho como um processo de observação e registo, reconhecendo a importância do sentido da visão, de modo a permitir a distinção entre os conceitos de olhar, ver e crer. Objetiva-se também, conduzir os participantes ao domínio de um conjunto de técnicas e materiais, e à sua aplicação na representação do desenho, a partir do estudo das proporções, dos valores e, finalmente, da cor, com vista à promoção do estímulo e desenvolvimento da imaginação e criatividade.

Teatro

A atividade de Teatro visa dar aos formandos algumas noções e ferramentas de base para a expressão dramática e a consciência de corpo, movimento e expressão. Mais do que estar num palco, os formandos irão desenvolver técnicas de saber estar com teatralidade em qualquer espaço onde uma narrativa se desenvolva.

Grupo de Canção de Coimbra

«A Canção de Coimbra» é uma das tradições conimbricenses que importa preservar e desenvolver. Com Paulo Soares (Jójó) à frente da formação nesta área, esperamos dare a nossa contribuição para o engrandecimento da Canção e Viola de Acompanhamento e, ainda, em interpretação do «Fado de Coimbra».

As atividades artísticas permanentes estão disponíveis para todos os membros da comunidade externa e interna do Politécnico de Coimbra: docentes, não docentes e estudantes,  bem como os respetivos horários.

 Ficha de inscrição