Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu
Image

Dia da ESEC - Mensagem do Presidente

Monday, 19 October, 2020

O dia 19 de outubro é o dia da ESEC.

 

As circunstâncias provocadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e pela COVID 19 não aconselham a que se assinale o dia da ESEC como tem sido tradição: com uma sessão pública onde se reflete sobre o que foi o nosso passado recente e se perspetiva o nosso futuro próximo, e onde se presta homenagem aos que de entre nós se distinguiram. Este ano vamos limitar-nos ao simbolismo de distribuir um objeto com o logo da ESEC.

 

O facto de o dia da ESEC se comemorar no início da ano letivo sempre nos permitiu sublinhar que começar algo é um sinal de esperança e de confiança, e que é da natureza da escola e dos professores verem o início de um novo ano letivo como uma oportunidade para fazer melhor do que fizeram no passado. Desse ponto de vista o ano letivo que agora se inicia não será diferente. Vamos tentar corrigir e simplificar aspetos organizativos, colmatar insuficiências nos recursos e melhorar os nossos cursos e programas de ensino… Estou certo de que, uma vez mais e apesar das circunstâncias, iremos todos saber aproveitar o ensejo de um recomeço para fazer melhor.

 

O início deste ano letivo está a ser marcado pelas restrições que já todos conhecemos e que alteram de forma significativa as nossas condições de trabalho e rotinas diárias. Estamos todos – estudantes, docentes e funcionários – a aprender, diariamente e em conjunto, a trabalhar nesta nova realidade.

Ao fim da primeira semana de aulas posso dizer que faço um balanço positivo relativamente à forma como temos agido. Há pequenos ajustes a fazer, como é normal, mas todos nós temos tido uma atitude colaborativa, responsável e centrada na procura de soluções, e estou convicto que à semelhança do que aconteceu noutras situações difíceis do passado, conseguiremos adaptarmo-nos, continuaremos a ser o que sempre fomos, e iremos saber concentramo-nos em fazer bem o que sabemos ser essencial numa escola: aprender, produzir conhecimento e tornarmo-nos melhores cidadãos.

Deixo-vos, pois, enquanto presidente da ESEC, um agradecimento sincero pelo vosso empenhamento e responsabilidade, que sei que é feito de forma altruísta e exigindo um esforço que está muito para além do que são os deveres formais.

Faço votos de que o ano letivo corra o melhor possível para todos nós e que em breve possamos celebrar em conjunto e de forma presencial, não apenas os momentos institucionais, mas sobretudo a amizade que nos une.

Saudações académicas

Rui Antunes

Presidente

 

‹ Back