Secretário de Estado João Costa sublinha que Educação de Adultos é prioridade para o bem estar da sociedade

O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, participou no IV Encontro de Educação de Adultos Prá Vida que decorreu a 28 de janeiro, dedicado ao tema “Viver a crise com a Educação Permanente”.

O Encontro contou com cerca de 160 participantes e foi promovido pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, no âmbito do projeto Letras Prá Vida, em parceria com a Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP) e o Projeto Literacia para a Democracia.

A sessão de abertura contou ainda com a intervenção de Ana Ferreira, Vice-Presidente do IPC, Lucília Salgado, em representação da APCEP e Dina Soeiro, coordenadora do Projeto Letras Prá Vida.

João Costa felicitou o trabalho realizado no âmbito do Projeto Letras Prá Vida e referiu que a Educação de Adultos é uma das prioridades para o bem estar de uma sociedade. O Secretário de Estado destacou ainda a importância do Programa Qualifica, através do qual já se conseguiram certificar meio milhão de adultos, um número significativo que considera que nos “dá esperança”. Para João Costa “o mundo do trabalho alterou-se profundamente” e mencionou “a importância de trabalhar as competências sociais e emocionais nas escolas” e a importância da mensagem “nunca desistir de aprender”.

Esta iniciativa reuniu a comunidade do projeto Letras Prá Vida e teve como objetivos enriquecer o debate crítico sobre a Educação de Adultos, contribuir ativamente para a promoção da Educação de Adultos para todos, discutir os desafios e partilhar estratégias.

Durante o Encontro, Licínio Lima (Universidade do Minho), proferiu a Conferência “Educação Permanente: Crise e Transformação” e realizou-se uma “Roda de conversa: Experiências de Resiliência em Educação de Adultos” dinamizada pela equipa do Projeto Letras Prá Vida e Projeto Literacia para a Democracia com moderação de Carlos Ribeiro (Caixa de Mitos, EPALE).

No decorrer do Encontro foram ainda apresentados os novos parceiros do Projeto Letras Prá Vida, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, a Câmara Municipal de Seia e a Fundação Aurora Ressurreição Coelho Borges- CLDS 4G Seia.