Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Apresentação

As  Escola de Verão Júnior da ESEC é constituída por um conjunto de programas de formação promovidos e dinamizados pelos diferentes cursos em funcionamento na Escola Superior de Educação de Coimbra. Decorrere, normalmente,  nos  meses de Junho e Julho, em Coimbra, e pretende ser um espaço de aprendizagem para jovens alunos do  Ensino Básico e Secundário, fomentando o espírito de trabalho em equipa, laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais levadas a cabo no ambiente da  Instituição.

É um programa de intervenção educativa associada ao lazer, que tem como objetivo divulgar a oferta formativa e as iniciativas da Escola Superior de Educação de Coimbra. Promove o conhecimento, a cultura, a ciência e a arte junto dos mais jovens, bem como, presta auxílio aos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior, na escolha de uma área de estudo e trabalho.

A quem se destina?

A ‘Escola de Verão JÚNIOR da ESEC’ é dirigida a estudantes do Ensino Básico e Secundário, designadamente do 5º ao 12º ano de escolaridade, através de Programas Educativos -Formativos e Recreativos, desenvolvidos de 2ª a 6ª feira, no período compreendido das 09h30 às 19horas.

Contudo, os candidatos deverão estar atentos aos programas, uma vez que estes variam consoante perfil e nível de escolaridade:

  • Alunos do Ensino Secundário – 10º, 11º e 12º ano
  • Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico – 7º , 8º e 9º ano
  • Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico – 5º e 6º ano
Exemplo de equiparação com o Brasil
Portugal Brasil

2º e 3º Ciclo do Ensino Básico
(5º ao 9º ano)

~

Ensino Fundamental
(5º ao 9º ano)

Ensino Secundário 
(10º ao 12º ano)
~ Ensino Médio 
(1º ao 3º ano)
Os alunos dos parceiros (Município de Arganil, Condeixa-a-Nova, Góis, Mealhada, Miranda do Corvo, Penela, Soure, Tábua e  Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais de Coimbra) podem beneficiar de apoios significativos para o pagamento das propinas, nas deslocações ou no alojamento de acordo com os incentivos e condições de participação que cada Município venha a definir. Neste sentido, os alunos interessados em participar deverão solicitar informações junto dos Serviços de Educação do respetivo parceiro.

Quais as atividades propostas?

Os Programas Educativos (Atividades de Formação), terão lugar no período da manhã, das 9h00 às 12h30, e no período da tarde das 14h00 às 17h30, incluindo meia hora de intervalo a meio da manhã e a meio da tarde.

>>  Lista dos Programas Educativos Escola de Verão JÚNIOR da ESEC 2018

O Programa Recreativo (Atividades de Lazer),  com atividades de exploração, desportivas e recreativas, terá  lugar no período da tarde das 17h30 às 19h00, às quartas-feiras das 9h00 às 19h00 nos Municípios Parceiros, e no período noturno, das 21h00 às 23h00 para os participantes que se encontram em regime de alojamento.

>> Em todas as atividades os participantes serão acompanhados por docentes, investigadores e estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra, em particular da Escola Superior de Educação de Coimbra.
 

Onde terá Lugar?

As atividades terão lugar na cidade de Coimbra, nas instalações da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), na Rua D. João III – SOLUM – COIMBRA, à excepção às das quartas-feiras, que decorre nos Municípios Parceiros.