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Educação Especial

Este mestrado visa proporcionar formação no âmbito das filosofias e práticas de acompanhamento e inclusão sócio-educativa de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE), centrando-se  nas patologias do foro cognitivo e motor. O curso decorre ao longo de 4 semestres, correspondendo à realização de 30 créditos semestrais, num total de 120 ECTS, sendo 15 ECTS relativos a formação em Ciências da Educação e 105 ECTS relativos a formação em Educação Especial.

O curso irá funcionar em regime pós-laboral às sextas a partir das 18h30 e aos sábados.

 PLANO DE ESTUDOS

Outras informações:

Edital e informação sobre candidatura

Regulamento da unidade curricular projeto/estágio

Regulamento do Mestrado

Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Formação Especializada - Domínio Cognitivo e Motor

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Especialização em Problemas do Domínio Cognitivo e Motor
N.º do Processo: 
ACEF/1415/10057
Decisão: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da Publicação: 02-06-2016

Acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Edição: 2020
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3457/20
N.º de horas acreditas para progressão na carreira (1): 400 horas

O presente curso releva como curso de formação especializada na área da Educação Especial para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tivessem pelo menos cinco anos de serviço docente.

(1) Para efeitos de aplicação do art. 9.º do Regulamento Jurídico de Formação Contínua de Professores, o presente curso relava para a progressão na carreira de Docentes do grupo 910.

Registo DGES

Registo inicial: R/A-Ef 384/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 384/2011/AL01 de 13-07-2016

 

Coordenação do Mestrado

João Luís Pimentel Vaz

Diploma

Objetivos

  • divulgar e explicitar a filosofia de educação de crianças com NEE numa perspectiva de escola inclusiva
  • fomentar e desenvolver competências de trabalho em equipa
  • desenvolver competências de intervenção e mobilização de todos os agentes educativos, nomeadamente, pais, professores/educadores, técnicos e comunidade
  • preparar para a adaptação e construção de instrumentos de observação e avaliação capazes de apoiar na identificação de necessidades educativas especiais, particularmente no domínio específico de formação
  • capacitar para a planificação e implementação das adaptações curriculares apropriadas às necessidades dos alunos e às características das instituições escolares
  • capacitar para a aplicação fundamentada de estratégias específicas de intervenção, mais em particular no domínio dos problemas cognitivos e motores
  • permitir a compreensão do processo de construção do conhecimento científico e capacitar para a realização de projectos de investigação e pesquisa de modo particular numa perspectiva de investigação-acção.

Candidatura

Toda a informação, nomeadamente sobre:

  • Condições de acesso
  • Candidaturas
    • Editais
    • Vagas
    • Propinas e Taxas
    • Calendário
    • Listas de Seriação e de Colocação
  • Regulamentação e informação útil

poderá ser encontrada em: www.esec.pt/estudar/candidaturas/formacao-pos-graduada

» www.esec.pt > Estudar Candidaturas Mestrados e outra formação pós-graduada Candidaturas

Destinatários

Podem candidatar-se ao mestrado:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituição de ensino superior nacional;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) do n.º 1 tem apenas como efeito o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Calendário

Calendarização 1.º ano