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Educação Especial - Domínio da Intervenção Precoce na Infância

O presente curso de Pós-Graduação em Educação Especial (domínio de Intervenção Precoce na Infância) surge no âmbito da parceria com a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) e do protocolo estabelecido entre a ESEC e a ANIP.

Este curso prepara os formandos/as para o exercício profissional na área da Intervenção Precoce na infância focado no que são os seus princípios orientadores, que assentam numa extensa investigação e validação empírica do trabalho com crianças e famílias. Tendo por base o quadro de referência comum orientador dos profissionais de IPI - Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: Um guia para profissionais, esta especialização pretende dotar os profissionais de conhecimentos aprofundados no âmbito das práticas recomendadas internacionalmente, baseadas em evidências, habilitando-os a intervir junto de crianças com necessidades especiais ou em risco e suas famílias.

Aprovação da criação do curso: IPC

Nº de créditos para efeito de formação contínua: (será pedida creditação ao CCPFC)

Diploma

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO:

- Promover a aquisição de conhecimentos ao nível dos princípios orientadores das práticas em Intervenção Precoce;

- Qualificar para intervir junto de crianças dos 0 aos 6 anos de idade e suas famílias;

- Habilitar os formandos para o desenvolvimento de competências práticas e instrumentais na área da Intervenção Precoce na Infância, tendo por base as Práticas Recomendadas internacionalmente.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO:

- Dotar os profissionais de conhecimento acerca dos diplomas legais que regulamentam a Intervenção Precoce e a Educação Especial;

- Identificar o perfil e o papel do profissional de intervenção precoce;

- Reforçar conhecimentos e competências que permitam aos profissionais integrar os princípios da Intervenção Precoce na sua prática diária da intervenção com as crianças, famílias e outros serviços;

- Proporcionar a reflexão sobre as práticas e a partilha entre os diferentes profissionais e incentivar a mudança no sentido da melhoria das mesmas;

- Promover o desenvolvimento conjunto de competências para a identificação e resolução de problemas em equipa, de situações e desafios típicos da prática diária do profissional de IPI;

- Dotar os profissionais de um conhecimento aprofundado acerca da abordagem transdisciplinar como modelo de intervenção coordenado e coerente no apoio às famílias;

- Desenvolver competências ao nível da identificação das necessidades, preocupações e recursos das famílias;

- Identificar e utilizar instrumentos de avaliação da criança (avaliação ecológica);

- Desenvolver Planos de Intervenção Precoce individualizados e “à medida” de cada criança/família;

- Habilitar os profissionais com competências de apoio aos docentes das Creches e Jardins de Infância na implementação dos objetivos de intervenção, visando a promoção do envolvimento e da participação das crianças em contextos inclusivos;

- Sensibilizar para a importância da mobilização dos recursos da comunidade como um dos componentes da intervenção com as famílias;

- Desenvolver Planos de Transição.

Candidatura

Caso tenha interesse em ser informado do período de candidaturas para a Edição 2019/2021 por favor indique-nos o seu e-mail AQUI

Destinatários

Educadores/as de Infância

Professores/as do Ensino Básico e Secundário

Outros candidatos/as licenciados com currículo relevante na IPI

Parcerias