Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Educação para a Saúde

O curso de Mestrado em Educação para a Saúde resulta de uma proposta conjunta da Escola Superior de Educação (ESEC) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), do Instituto Politécnico de Coimbra.

 Este 2º Ciclo de estudos tem por finalidade o desenvolvimento de competências necessárias à implementação de práticas profissionais inovadoras de planeamento e intervenção nos domínios da Educação para a Saúde, destinadas a ocupar um espaço de procura de serviços diferenciados e de qualidade, junto de instituições que desenvolvam a sua acção em contextos diversificados, nomeadamente, empresas, escolas, creches, jardins-de-infância, lares de terceira idade, centros de dia, instituições de apoio social a populações vulneráveis, centros educativos, estabelecimentos prisionais, centros de saúde, centros de reabilitação e hospitais.

Este curso de mestrado decorre em horário pós-laboral, tendo a duração de dois anos (120 ECTS). O primeiro ano confere especialização em Educação para a Saúde e o segundo ano o grau de Mestre em Educação para a Saúde.

 

Outras informações:

Regulamento da unidade curricular projeto/estágio

Regulamento do Mestrado 

Calendarização 

1.º ano: 27 de setembro na ESTeSC - calendarização

2.º ano: 27 de setembro na ESEC - calendarização

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

N.º do Processo: CEF/0910/21997
Decisão: Acreditado Preliminarmente
Nº de anos de acreditação: ---
Data da Publicação: 13-12-2011

Registo DGES

Registo inicial: R/A-Ef 385/2011 de 18-03-2011

Coordenação do Mestrado

Maria Filomena Rodrigues Teixeira | Ana Paula Monteiro Amaral

Diploma

Objetivos

O Mestrado em Educação para a Saúde visa promover a construção e o desenvolvimento de saberes, práticas e atitudes no domínio da Educação para a Saúde, com vista à formação de profissionais habilitados para uma intervenção qualificada e informada nos diversos contextos onde exercem/ possam vir a exercer a sua acção.

Promover a saúde pressupõe um conceito alargado que integre os aspectos físicos, mentais, mas também sociais e ambientais. Assim sendo, os pilares base da formação integrarão o estudo das variáveis que podem promover a saúde e o bem-estar, tais como: a alimentação, o exercício físico, a sexualidade, a cidadania ambiental, a segurança no local de trabalho e em espaços de lazer, a segurança rodoviária e a reflexão sobre a actuação na prevenção de comportamentos de risco, através da prevenção do alcoolismo, do tabagismo, da toxicodependência e outras dependências, mas também da infecção do VIH/SIDA e de outras IST’S.

Candidatura

A 4.ª Fase de candidaturas para a Edição 2019/2021, decorre de 20 até 27 de setembro em https://inforestudante.ipc.pt


No processo de candidatura devem ser anexados:
a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no formulário de candidatura ou outros documentos comprovativos dos dados mencionados no curriculum vitae (outros elementos);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e funcionamento do curso por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

 Edital

1.ª Fase
 - Lista de candidatos admitidos

- Lista seriada de candidatos

- Lista seriada definitiva

2.ª Fase
Lista de candidatos admitidos

- Lista seriada de candidatos

- Lista seriada definitiva

3.ª Fase: 

- Lista de candidatos admitidos

- Lista seriada de candidatos

- Lista seriada definitiva

4.ª Fase: 

- Lista de candidatos admitidos

- Lista seriada de candidatos

- Lista seriada definitiva

Destinatários

Os destinatários deste Curso são jovens licenciados em Educação ou Saúde e profissionais: educadores de infância, professores do ensino básico e do ensino secundário, psicólogos, fisioterapeutas, audiologistas, técnicos de análises clínicas, técnicos de farmácia, técnicos de cardiopneumologia, técnicos de radiologia, técnicos de saúde ambiental, enfermeiros, animadores socioeducativos, animadores socioculturais, animadores sociodesportivos, entre outros.

Constituem ainda destinatários deste curso os Coordenadores de Educação para a Saúde, bem como, todos os que desenvolvem a sua acção em instituições educativas e/ou de saúde.

Calendário