Estudos Musicais Aplicados
A licenciatura em Estudos Musicais Aplicados da Escola Superior de Educação de Coimbra (nova designação da licenciatura em Música) tem por missão a formação de Músicos Profissionais, aptos a trabalhar na Intervenção Musical em contextos de Reabilitação ou Reinserção Social, Produções Artísticas, bem como no campo das Tecnologias Áudio, ligadas à produção de espetáculos ou gravação de fonogramas.
O Ramo de Música em Contextos Especiais forma Músicos com competências para intervir musicalmente, em âmbito não formal, com comunidades específicas (creches, escolas, centros de dia, hospitais e outros).
O Ramo de Música e Tecnologias forma Músicos com um conhecimento tecnológico adaptado à realidade atual, através do contacto e domínio de ferramentas e técnicas associadas à criação e produção musical.
A licenciatura em Estudos Musicais Aplicados apresenta um plano de estudos assente numa prática musical coletiva, bem como tecnológica e de intervenção, suportada por um enquadramento teórico, infraestruturas e estratégias de referência.
Compreende seis semestres (cada um com 30 ECTS), optando os alunos no terceiro semestre (2º ano) por um dos Ramos: Música em Contextos Especiais ou Música e Tecnologia.
Este curso apresenta bons níveis de empregabilidade, pois confere uma formação alargada em diversas áreas da Música de uma forma integrada e prática. Possibilita aos licenciados uma grande variedade de saídas profissionais, sendo assim uma oferta formativa de características únicas no panorama nacional.
No cumprimento da recomendação da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e acreditação do Ensino Superior (A3ES), a designação da licenciatura em Música foi alterada para Estudos Musicais Aplicados (Despacho n.º 7160/2017, de 16 de agosto).
Para ingresso no curso os candidatos têm que realizar, para além de uma das Provas de Ingresso indicadas, uma Prova Vocacional Específica. A Candidatura será efetuada através de Concurso Local.