Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Guias Regionais da Região Centro | CANDIDATURAS ABERTAS!

A Pós-Graduação em Guias Regionais da Região Centro visa qualificar os profissionais, interessados em atuar no sector do Turismo, para o exercício de funções como Guias Regionais da Região Centro, dotando-os de conhecimentos e de competências específicas para o acompanhamento de turistas/visitantes que procurem esta Região para estadias de curta ou longa duração.

A criação desta formação surgiu da necessidade de formar profissionais que possam dar resposta adequada ao grande aumento das quotas/fluxos turísticos na Região Centro, dotando os futuros Guias de competências que os habilite a acompanhar visitas das mais diferentes tipologias: visitas privadas, quer de pequenos e específicos grupos, quer de grandes grupos.

Os candidatos devem ser titulares de habilitação superior ou, em alternativa, currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Técnico Científico da ESEC.

Atendendo a que os futuros Guias poderão acompanhar turistas de várias nacionalidades, o curso inclui unidades curriculares de língua estrangeira e os candidatos devem possuir, no mínimo, o Nível B1/B2 em duas de três línguas a lecionar: Inglês, Francês ou Espanhol.

O curso funcionará às sextas-feiras (a partir das 14h00) e aos sábados (entre as 8h30 e as 20h00).

Despacho de criação do curso pelo IPC : Despacho SP/202/2018

Plano de estudos

UC

ECTS

UC Propedêuticas

 

História e Cultura de Portugal

06

História de Arte

06

Sub-total

12

 

 

UC Curso Guia Regionais (Centro)

 

Língua A

08

Língua B

08

Património Cultural (Centro)

06

Património Natural (Centro)

06

Etnologia (Centro)

06

Itinerários Turísticos (Centro)

06

Prática Profissional (Centro)

08

Sub-total

48

Total

60

Candidatura

A 1.ª Fase de candidaturas para a Edição 2019/2020, decorre até 10 de junho em https://inforestudante.ipc.pt


No processo de candidatura devem ser anexados:
a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no formulário de candidatura ou outros documentos comprovativos dos dados mencionados no curriculum vitae (outros elementos);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e funcionamento do curso por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

Edital

Destinatários

Qualquer licenciado pré e pós Bolonha; bacharéis pré Bolonha. 

Os candidatos têm de demonstrar possuir, no mínimo, o Nível B1/B2 em duas, das três línguas estrangeiras a lecionar – Inglês, Francês, Espanhol.

Parcerias