Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Jogo e Motricidade na Infância

O Curso de Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) é uma oferta formativa cientificamente aprofundada que permite responder aos vários destinatários no âmbito do Jogo e Motricidade Infantil. Proporciona recursos e metodologias pedagógicas e didáticas que lhes permitam atuar e intervir adequadamente, sob diferentes prismas de organização da atividade física, lúdica e desportiva, orientadas para o desenvolvimento da criança, na educação de infância e básica. Este Mestrado permite, ainda, aos mestrandos desenvolver uma formação adequada às suas necessidades, interesses e/ou perspetivas profissionais.

A organização do mestrado, rentabiliza a formação inicial obtida em cursos de Psicologia, Educação de Infância, Educação Básica, Professores de Educação Física e do 1º CEB, Animação Social, Ciências do Desporto, Educação, Sociais, Humanas e Comportamentais, Lazer, e em outras áreas afins do desenvolvimento da criança e do   comportamento motor. A matriz prática e experimental do curso é potenciada com a investigação aplicada subjacente à intervenção profissional.

Este ciclo de estudos integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, num total de 60 ECTS. O curso de especialização será enviado para acreditação junto do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua como Curso de Formação, para que, à semelhança do que aconteceu em edições anteriores, possa relevar para efeitos de progressão na carreira de docentes.

 

Outras informações:

Regulamento da unidade curricular projeto/estágio

Regulamento do Mestrado

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

N.º do Processo: NCE/10/01756
Decisão: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da Publicação: 18-05-2011

Registo DGES

Registo inicial: R/A-Cr 81/2011 de 25-07-2011

Coordenação do Mestrado

Rui Manuel Sousa Mendes

Diploma

Objetivos

  1. Formar profissionais em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) para liderar iniciativas nas áreas do desenvolvimento e motricidade infantil e, desenvolver programas de atividades físicas, lúdicas e desportivas, em ambiente educativo formal e de lazer;
  2. Qualificar diplomados nos domínios técnico, pedagógico e cientifico, para o estudo e a profissão no âmbito do desenvolvimento, do comportamento motor, do jogo e do brincar da criança;  
  1. Especializar recursos humanos na observação e avaliação do comportamento motor e dos níveis de coordenação, competência e literacia motoras;
  2. Qualificar para o ensino e aprendizagem de habilidades motoras  e atividades lúdicas e corporais na educação infantil e no ensino básico e fundamental.
  3. Formar para responder às necessidades e motivações profissionais  focalizados no desenvolvimento de competências contextualizadas ao mundo da criança.
  1. Fornecer ferramentas que garantam a fundamentação da intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança.
  2. Proporcionar conhecimentos para desenvolver investigação aplicada nos domínios científicos do curso de mestrado , Dotando-os de autonomia científica e cultural para prosseguir estudos de 3º ciclo - doutoramento.

 

 Competências a adquirir:

  1. Conceber e elaborar planos, estratégicos e operacionais, projectos e programas de actividades, orientados para o desenvolvimento motor e motricidade infantil, em diferentes contextos sociais e laborais (escola, clube, autarquias, ATL, IPSS, etc.).
  2. Desenhar a intervenção técnico-pedagógica em JMI, para as populações infantis, com recurso aos resultados da investigação produzida nos âmbitos da motricidade humana, das ciências do desporto e do desenvolvimento da criança.
  3. Criar e desenvolver situações inovadoras de exercitação, com carácter lúdico e experimental, utilizando e combinando diferentes habilidades motoras fundamentais, a fim de se garantir o desenvolvimento da proficiência no desenvolvimento dos padrões motores fundamentais nas fases sensíveis de desenvolvimento destes.
  4. Desenhar um programa de investigação-acção em JMI, seleccionando e desenvolvendo métodos pesquisa e de recolha, análise e interpretação de resultados e da sua aplicação aos objectivos da pesquisa e ou intervenção.

Plano Curricular

Candidatura

A 1.ª Fase de candidaturas para a Edição 2019/2021, decorre até 7 de maio em https://inforestudante.ipc.pt

 

 Manual_candidaturas_2019_2020


No processo de candidatura devem ser anexados:
a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no formulário de candidatura ou outros documentos comprovativos dos dados mencionados no curriculum vitae (outros elementos);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e funcionamento do curso por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

Edital

1.ª Fase
 - Lista de candidatos admitidos

Destinatários

Podem candidatar-se ao mestrado:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC.

Calendário

Calendarização 1º ano (2017/2018)