Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Unidades Curriculares Isoladas

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra possibilita a frequência de unidades curriculares isoladas que podem ser uma mais-valia para quem já se encontra integrado no mercado de trabalho e pretenda atualizar ou aprofundar conhecimentos nas áreas de formação da ESEC ou para quem pretenda apostar na sua formação e melhorar competências.

Todos os interessados, independentemente das suas habilitações académicas, estando inscritos ou não num Curso Superior.Os alunos que frequentarem disciplinas isoladas podem optar por serem sujeitos a avaliação ou não. Caso optem pela avaliação e obtenha aprovação será a mesmo objeto de certificação e são obrigatoriamente creditadas caso o titular venha a adquirir estatuto de aluno na instituição e são igualmente incluídas no suplemento ao diploma.

Os candidatos devem apresentar um requerimento ao Presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra - ESEC, até 8 dias após a publicação dos horários para o referido semestre.

Licenciaturas / Planos de Estudos

Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares dos cursos de licenciatura da ESEC todos os interessados, independentemente das suas habilitações académicas, estando inscritos ou não num Curso Superior.

Os interessados em frequentar unidades curriculares das licenciaturas só podem candidatar-se até ao máximo de quatro unidades curriculares semestrais, ou duas anuais, ou uma anual e duas semestrais (verificar exceções no Regulamento).

Consulte informação sobre o plano curricular das licenciaturas e conheça as unidades curriculares que poderão ser frequentadas em cada curso em http://www.esec.pt/licenciaturas.

Mestrados / Planos de Estudos

Os interessados à frequência de unidades curriculares isoladas de Pós-Graduação ou Mestrado podem candidatar-se até ao máximo de quatro disciplinas semestrais ou duas anuais (verificar exceções no Regulamento).

Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas nos cursos pós-graduados: 

a) os titulares de um curso superior que confira, no mínimo, o grau de licenciado;

b) os interessados que possuam curriculum considerado relevante.

Consulte informação sobre o plano curricular da formação pós-graduada (Pós-Graduação/Mestrado) e conheça as unidades curriculares que poderão ser frequentadas em cada curso aqui.

Regulamento

Regulamento de Frequência de Unidades Curriculares Isoladas

Candidatura

Candidaturas

A candidatura deve ser apresentada por escrito, em requerimento dirigido ao Presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra, até 8 dias após a publicação dos horários para o respetivo semestre, fundamentando o interesse pela frequência das unidades curriculares e indicando se pretende ou não ser sujeito a regime de avaliação.

O Requerimento deve ser entregue no Serviço de Gestão Académica ou enviado por e-mail para sga-atendimento@esec.pt.

Após a entrega do requerimento será dada resposta aos interessados até 15 dias após a sua entrega, só podendo ser recusado  com fundamento em razões de natureza pedagógica.

Inscrição

A inscrição é efectuada no Serviço de Gestão Académica.

Custos

O pagamento é efectuado no acto da inscrição, no valor de 25€ por cada ECTS inscrito, de acordo com a Tabela de Emolumentos em vigor.

Os diplomados pelo IPC pagam 15€ por cada ECTS.

Documentos associados

Requerimento de candidatura

Folheto Unidades Curriculares Isoladas

Condições de Acesso

Licenciatura

Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas nos cursos de Licenciatura da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra todos os interessados, independentemente das suas habilitações académicas.

Em cada ano letivo, os interessados só podem candidatar-se até ao máximo de quatro disciplinas semestrais, ou duas anuais, ou uma anual e duas semestrais.

Mestrado e Pós-Graduação

Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação os titulares de uma licenciatura ou aqueles que possuam curriculum relevante. 

Em cada ano letivo, os interessados só podem candidatar-se até ao máximo de duas disciplinas semestrais ou uma anual.