2º Encontro Literatura com História: as vozes da interdisciplinaridade

Ação de Curta Duração Acreditação: ao abrigo do Desp. n.º 5741/2015, de 29 de maio pelo CFAE Minerva

Destinatários: Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400

Os princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter e multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o inter-relacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal dado pelo Decreto-Lei 55/2018, desafia as escolas a “Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais”. Cabe, portanto, à escola promover os espaços e os tempos das atividades com vista à promoção do pensamento crítico, da comunicação, da resiliência, do trabalho em equipa, da superação da frustração, da capacidade de resolver problemas complexos ou da adaptação à mudança. À Escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências relevantes nos domínios da atitude cívica individual, do relacionamento interpessoal e intercultural, exige-se-lhe, então, uma reconfiguração capaz de dar resposta a estes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas, promovendo simultaneamente a flexibilidade curricular.

A importância da interdisciplinaridade, enquanto prática promotora de interligação de saberes com recurso a propostas didáticas e pedagógicas que suportam aprendizagens autónomas, tem vindo a ser salientada por diferentes autores estrangeiros e nacionais desde os anos 90 do século XX. Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas. Simultaneamente, torna-se cada vez mais urgente promover exemplos de práticas letivas que tenham em conta o aluno do século XXI, que captem a sua atenção e que promovam o desenvolvimento das competências previstas no PASEO.

Com o 2º Encontro de Literatura com História queremos dar continuidade ao Encontro ocorrido em maio de 2022 que juntou na ESEC investigadores, professores do Ensino Básico e Secundário e um escritor. Para além disso, pretendemos continuar a promover o intercâmbio de experiências letivas e de práticas de interdisciplinaridade entre docentes e entre docentes e futuros professores.

O 2º Encontro de Literatura com História visa, também, sedimentar-se como um espaço aberto de debate e de divulgação da criação literária de base histórica passível de recurso didático nas diferentes áreas do Saber.

 

Programa

Manhã

Horário Descrição Oradores
9h00 Entrega de documentação
9h30 ABERTURA Presidente do IPC

Presidente da ESEC

DGEstE Centro

Direção do CFAE Minerva

Comissão Organizadora

10h00 Conferência

“À Bolina de Mar a Marte.” Revisitar prática(s) de gestão do currículo no 3º CEB

Moderadora: Maria de Fátima Neves

Luís Mota (ESE-IPC)
10h30 Intervalo
11h00 – 12h30 Mesa Redonda

Interdisciplinaridade entre o português e a história/história e geografia de Portugal

 Moderadora: Ana Isabel Ribeiro (FLUC)

Madalena Teixeira (U. Aveiro)

Cláudia Pinto (FLUP)

12h30 – 14h00 Almoço

Tarde

Horário Oradores
14h00 – 15h45 Mesa Redonda

Interdisciplinaridade entre a história e o português – Partilha de Experiências Pedagógicas

Moderadora: Sónia Costa

António Luís Silva (Plano das Artes)

Edite Fernandes (AE Eugénio de Castro)

Elsa Santos (AE Corroios)

Rita Mendes (AE de Porto de Mós)

Inês Simão (ESEC)

15h45 Intervalo
16h00 Conferência

A experiência de escrever literatura com história

Moderador: Pedro Balaus (ESE-IPC)

João Pedro Marques
17h00 Sessão de Encerramento CFAE Minerva

ESEC

Destinatários | Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400

NOTA | Ação de Formação de Curta Duração (6 horas) acreditada, pelo CFAE Minerva, ao abrigo do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, para Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400.

» INSCRIÇÕES

Caso não seja docente e pretenda participar no evento, deverá efetuar a sua inscrição aqui.