Ação de Curta Duração Acreditação: ao abrigo do Desp. n.º 5741/2015, de 29 de maio pelo CFAE Minerva
Destinatários: Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400
Os princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter e multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o inter-relacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal dado pelo Decreto-Lei 55/2018, desafia as escolas a “Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais”. Cabe, portanto, à escola promover os espaços e os tempos das atividades com vista à promoção do pensamento crítico, da comunicação, da resiliência, do trabalho em equipa, da superação da frustração, da capacidade de resolver problemas complexos ou da adaptação à mudança. À Escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências relevantes nos domínios da atitude cívica individual, do relacionamento interpessoal e intercultural, exige-se-lhe, então, uma reconfiguração capaz de dar resposta a estes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas, promovendo simultaneamente a flexibilidade curricular.
A importância da interdisciplinaridade, enquanto prática promotora de interligação de saberes com recurso a propostas didáticas e pedagógicas que suportam aprendizagens autónomas, tem vindo a ser salientada por diferentes autores estrangeiros e nacionais desde os anos 90 do século XX. Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas. Simultaneamente, torna-se cada vez mais urgente promover exemplos de práticas letivas que tenham em conta o aluno do século XXI, que captem a sua atenção e que promovam o desenvolvimento das competências previstas no PASEO.
Com o 2º Encontro de Literatura com História queremos dar continuidade ao Encontro ocorrido em maio de 2022 que juntou na ESEC investigadores, professores do Ensino Básico e Secundário e um escritor. Para além disso, pretendemos continuar a promover o intercâmbio de experiências letivas e de práticas de interdisciplinaridade entre docentes e entre docentes e futuros professores.
O 2º Encontro de Literatura com História visa, também, sedimentar-se como um espaço aberto de debate e de divulgação da criação literária de base histórica passível de recurso didático nas diferentes áreas do Saber.
Programa
Manhã
Horário | Descrição | Oradores |
9h00 | Entrega de documentação | |
9h30 | ABERTURA | Presidente do IPC
Presidente da ESEC DGEstE Centro Direção do CFAE Minerva Comissão Organizadora |
10h00 | Conferência
“À Bolina de Mar a Marte.” Revisitar prática(s) de gestão do currículo no 3º CEB Moderadora: Maria de Fátima Neves |
Luís Mota (ESE-IPC) |
10h30 | Intervalo | |
11h00 – 12h30 | Mesa Redonda
Interdisciplinaridade entre o português e a história/história e geografia de Portugal Moderadora: Ana Isabel Ribeiro (FLUC) |
Madalena Teixeira (U. Aveiro)
Cláudia Pinto (FLUP) |
12h30 – 14h00 | Almoço |
Tarde
Horário | Oradores | |
14h00 – 15h45 | Mesa Redonda
Interdisciplinaridade entre a história e o português – Partilha de Experiências Pedagógicas Moderadora: Sónia Costa |
António Luís Silva (Plano das Artes)
Edite Fernandes (AE Eugénio de Castro) Elsa Santos (AE Corroios) Rita Mendes (AE de Porto de Mós) Inês Simão (ESEC) |
15h45 | Intervalo | |
16h00 | Conferência
A experiência de escrever literatura com história Moderador: Pedro Balaus (ESE-IPC) |
João Pedro Marques |
17h00 | Sessão de Encerramento | CFAE Minerva
ESEC |
Destinatários | Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400
NOTA | Ação de Formação de Curta Duração (6 horas) acreditada, pelo CFAE Minerva, ao abrigo do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, para Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400.
Caso não seja docente e pretenda participar no evento, deverá efetuar a sua inscrição aqui.