3.º Ciclo de Palestras “O professor de LGP: contextos, desafios e práticas”

O 3.º Ciclo de Palestras O professor de LGP: contextos, desafios e práticas visa a partilha de práticas e de investigação nacionais e internacionais relevantes para o ensino das línguas visuais.

Todas as palestras têm interpretação para LGP e Português.
Intérpretes LGP:  Luísa Gonçalves, Pedro Oliveira e Adriana Campos

Inscrição

  • Inscrição obrigatória;
  • Inscrição sem certificado | Gratuita
  • Inscrição com certificado | 5 euros (apenas uma única inscrição para todo o Ciclo de Palestras. O certificado único incluirá todas as sessões em que participar)

» Inscrição com certificado AQUI

» Inscrição gratuita, sem certificado AQUI

 

Programa

11 de março 2025 | 17h30-18h30

Entre textos e gestos: a língua gestual portuguesa e a compreensão de narrativas no ensino básico
Sara Coelho,
Docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Sara Coelho tem 31 anos e é docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP). Surda desde nascença, tem dedicado a sua vida à educação e à promoção da acessibilidade linguística para a comunidade surda.

Concluiu o Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) em 2023, consolidando a sua formação e aprofundando a sua abordagem pedagógica.

Além do ensino, é fundadora da página de Instagram @o.mundodasara, onde partilha conteúdos educativos sobre LGP, sensibiliza para a cultura surda e promove a inclusão. O seu trabalho reflete a paixão por uma sociedade mais acessível e inclusiva, contribuindo ativamente para a valorização da Língua Gestual Portuguesa.

 

 

18 de março 2025 | 17h30-18h30

Ensinar ou intervir com LGP em alunos com Surdogueira: estratégias e desafios
Ana Ferreira, Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira da Casa Pia de Lisboa

Ana Cristina Ferreira é uma profissional dedicada à educação e à comunicação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), com uma trajetória de vida marcada pela superação de desafios e pela busca constante de conhecimento.
Licenciada em Língua Gestual Portuguesa, pela Universidade Católica Portuguesa, em 2013. Concluiu o Curso de Profissionalização em Serviço, na Universidade Aberta, em 2019.
Desde 2006, Ana Cristina Ferreira trabalha na Casa Pia de Lisboa, no CED António Aurélio da Costa Ferreira, onde desenvolveu estratégias de comunicação para jovens e adultos com multideficiência e surdocegueira. Participou em inúmeras formações e projetos, contribuindo significativamente para a criação de materiais didáticos e pedagógicos adaptados às necessidades dos seus alunos.
Colaborou na conceção de vários recursos específicos para as suas áreas de intervenção, designadamente materiais didáticos e pedagógicos em LGP, com o objetivo de serem facilitadores para a comunicação aumentativa e alternativa de conteúdos em Braille, Imagens em Relevo, Objetos Reais e Referências, Símbolos Pictográficos para a Comunicação – ARASAAC, Símbolos Bidimensionais e Tridimensionais.
Foi convidada para colaborar em diversas formações, sessões de sensibilização, Workshops, Congressos, Conferências e Palestras presenciais e online, nos quais aborda a sua experiência de trabalho e os seus contributos para uma cada vez maior compreensão da LGP, LGP APOIADA e GESTOS HÁPTICOS para as pessoas com deficiências multissensoriais – Surdocegueira e multideficiências.

1 de abril 2025 | 17h30-18h30

Zoonímia em LIBRAS: o olhar das crianças
Alexandre Melo
, Universidade Federal de Alagoas

 

8 de abril 2025 | 17h30-18h30

(Re)Construir Sentido(s) de ensinar-aprender LIBRAS
Fábio Rodrigues
, Universidade Federal de Alagoas

 

29 de abril 2025 | 17h30-18h30

Recursos, materiais e práticas pedagógicas no ensino da LGP
Alexandra Perry
, Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade-Porto

 

6 de maio 2025 | 17h30-18h30

O Perfil do Docente de Língua Gestual Portuguesa no Ensino da Cultura e Identidade Surdas
Inês Laia
, Agrupamento de Escolas João de Deus- Faro

 

Comissões

Comissão Organizadora

  • Isabel Correia
  • Joana Sousa
  • Neuza Santana
  • Pedro Custódio
  • Pedro Oliveira
  • Rafaela Silva

Comissão Científica

  • Alexandre Melo (Universidade Federal de Alagoas, Brasil)
  • Amílcar Morais (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal)
  • Bruno Carneiro (Universidade Federal do Tocantins, Brasil)
  • Immaculada Baez (Universidad de Vigo, Espanha)
  • Isabel Correia (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal)
  • Ivan Vázquez (Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha)
  • Jair Silva (Universidade Federal de Alagoas, Brasil)
  • Joana Sousa (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal)
  • Miguel Santos (ESEP: Escola Superior de Educação do Porto, Portugal)
  • Neuza Santana (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal)
  • Pedro Custódio (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal)
  • Rafaela Silva (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal)
  • Rayco Gonzaléz (Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha)
  • Ronaldo Manassés (UNIFAP: Universidade Federal do Estado do Amapá, Brasil)