No dia 20 de maio 2021 realiza-se o Simpósio Formação de Professores/as, Género e Inclusão: Diálogos Portugal-Brasil, numa organização conjunta da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, através do Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção (NIEFI) e do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES – Brasil). O evento decorrerá entre as 17h00 e as 20h30 (hora de Portugal)/13h00 e as 16h30 (hora do Brasil).
Este Simpósio tem como principal objetivo partilhar os resultados do intercâmbio de investigação entre docentes e investigadores/as da ESEC (Portugal) e da UNIFIMES (Brasil).
Acesso à sessão
Link de Acesso | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81986349727?pwd=NTNlWnBnbk5IRml6RmJlbmFtMmVKdz09
ID da sessão | 819 8634 9727
Senha de acesso | 576270
Inscrição
Sessão aberta. Inscrição gratuita.
Inscrição com certificado | 5 euros
» INSCRIÇÃO
Programa
17h00 (PT)
13h00 (BR)
Abertura
Rui Antunes | Presidente da ESEC
Evandro Salvador Alves de Oliveira | Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão
Filomena Teixeira | Comissão Organizadora
Marcelo Máximo Purificação | Comissão Organizadora
Fátima Neves | Comissão Organizadora
Elisângela Maura Catarino | Comissão Organizadora
17h45 (PT)
13h45 (BR)
Guitarradas de Coimbra | Grupo da Canção de Coimbra do IPC
18h00 (PT)
14h00 (BR)
Simpósio 1 | Formação de Professores/as e Género: diálogos pertinentes
Coordenador | Marcelo Máximo Purificação
A presença do homem na pedagogia: um recorte de minha trajetória no curso de pedagogia da UNIFIMES
Ericks Martins Carvalho Magalhães
Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk – Que Tiro Foi Esse, Que tá um Arraso?
Lousana de Jesus Santana
A tríade: Cultura, Educação e Religião na construção da identidade de gênero de professoras da Congregação Cristã no Brasil
Isac Oliveira Brito
Nem sagrada, nem profana simplesmente Geni: representações culturais no canto de Chico Buarque de Holand
Vanessa Alves Pereira
19h15 (PT)
15h15 (BR)
Simpósio 2 | Dialogando inclusão educacional entre Brasil e Portugal: um olhar investigativo para as práticas inclusivas
Coordenadora | Elisângela Maura Catarino
A inclusão/exclusão do indivíduo surdo no ensino superior
Janílson da Conceição Silva
A importância da família e da escola no desenvolvimento de pessoas com Down
Brenda Lorrayne Silva Fernandes
A inclusão da criança autista no ensino regular: uma proposta de um currículo adaptado
Sandia do Nascimento Souza
Visão holística da segurança do trabalho na construção civil sob a perspectiva da pessoa surda – relato de experiência
Jéssica Silva Carrijo
20h15 (PT)
16h15 (BR)
Finalizando…
Filomena Teixeira e Fátima Neves
20h30 (PT)
16h30 (BR)
Momento musical | UNIFIMES
APOIO
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas (GCRP)
Centro de Informática e Meios Audiovisuais (CIMAV)