Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

À conversa com...

Quinta, 14 Fevereiro, 2019

Iniciativa organizada no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB que contempla a realização, ao longo do ano letivo, de diversos Seminários sobre temas específicos relativos a uma das áreas fundamentais deste Ciclo de Estudos. 

À CONVERSA COM... tem por objetivo ser um espaço de atualização científica para docentes cooperantes da ESEC e, simultaneamente, um espaço de aprofundamento para os alunos dos diferentes cursos de Formação Inicial de Professoes do Ensinmo Básico da ESEC.

No presente Ciclo de Seminários À CONVERSA COM... debater-se-ão diferentes questões das áreas do Ensino da História e da Geografia de Portugal determinantes para a prática letva de docentes e futuros docentes.

Destinatários

Trata-se de um evento dirigido a todos:

  • os alunos dos Mestrados de Formação Inicial de Professores ministrados pela Escola Superior de Educação de Coimbra;
  • os alunos dos Mestrados de Fomação Inicial de Professores ministrados por outras Instituições de Ensino Superior da região centro e não só;
  • os alunos da Licenciatura em Educação Básica;
  • os Docentes Cooperantes com a ESEC;
  • os Docentes do Ensino Básico e Secundário;
  • os interessados em questões do âmbito do ensino da História e da Geografia de Portugal.

Organização

Natália Albino Pires (ESE-IPC)

 

Programa

22 de novembro 2018 | Sara Trindade

Ensinar e aprender em ambientes emergentes: ferramentas digitais para trabalho com imagem em movimento

Sara Trindade

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/CEIS20)

Resumo
A integração de ambientes digitais no sistema de ensino possibilita uma fruição de todas as vantagens associadas às tecnologias educativas, entendidas por diferentes autores como motivadoras e propiciadoras de ambientes férteis, dinâmicos e diversificados onde as atividades de aprendizagem e o conhecimento podem nascer, crescer e evoluir (Trindade & Moreira, 2017). Nesse sentido, e como refere Dias Figueiredo (2016), o desafio não está na integração de estratégias "digitais" na sala de aula, mas sim em usá-las de uma forma que permita o desenvolvimento de competências emancipadoras. No caso da utilização do cinema na escola, existem hoje diferentes ferramentas digitais que permitem o desenvolvimento de metodologias ativas que levam o estudante a interagir com as propostas fílmicas apresentadas pelos docentes, fomentando a aprendizagem pela descoberta e o desenvolvimento das referidas competências emancipadoras, consideradas hoje cada vez mais importantes para uma formação integral dos estudantes. Nesse sentido, nesta sessão pretende-se dar a conhecer algumas ferramentas digitais que podem, de forma intuitiva e construtivista, criar cenários de aprendizagem onde o cinema se assume como despoletador de aprendizagens integradas numa perspetiva formativa e focada no desenvolvimento das "competências para o século 21" e em estreita articulação com o ensino de História e Geografia de Portugal.

  [inscrição para certificado*]

 

14 fevereiro 2019 | Maria Glória Solé

Como promover o pensamento histórico em sala de aula?

Maria Glória Solé

Cied, Universidade do Minho

[mais informação brevemente]

março

[mais informação brevemente]

11 abril 2018 | Ângela Rodrigues

Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (Évora)

[mais informação brevemente]

2 maio 2018 | Augusto Monteiro

[mais informação brevemente]

 

Inscrição para certificado: Esta inscrição é apenas válida para quem pretende certificado do Ciclo de Sessões "À conversa com..." e que implica o pagamento de 5€. O certificado só será emitido no final do ciclo de sessões e apenas com as sessões em que participou. O participante deve inscrever-se em cada sessão individualmente através do site da ESEC e assinar a folha de presenças. Aqui encontra o Guia de Apoio à Inscrição.

‹ Voltar