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À conversa com...

Quinta, 2 Maio, 2019

Iniciativa organizada no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB que contempla a realização, ao longo do ano letivo, de diversos Seminários sobre temas específicos relativos a uma das áreas fundamentais deste Ciclo de Estudos. 

À CONVERSA COM... tem por objetivo ser um espaço de atualização científica para docentes cooperantes da ESEC e, simultaneamente, um espaço de aprofundamento para os alunos dos diferentes cursos de Formação Inicial de Professoes do Ensino Básico da ESEC.

No presente Ciclo de Seminários À CONVERSA COM... debater-se-ão diferentes questões das áreas do Ensino da História e da Geografia de Portugal determinantes para a prática letiva de docentes e futuros docentes.

Destinatários

Trata-se de um evento dirigido a todos:

  • os alunos dos Mestrados de Formação Inicial de Professores ministrados pela Escola Superior de Educação de Coimbra;
  • os alunos dos Mestrados de Fomação Inicial de Professores ministrados por outras Instituições de Ensino Superior da região centro e não só;
  • os alunos da Licenciatura em Educação Básica;
  • os Docentes Cooperantes com a ESEC;
  • os Docentes do Ensino Básico e Secundário;
  • os interessados em questões do âmbito do ensino da História e da Geografia de Portugal.

Organização

Natália Albino Pires (ESE-IPC)

 

Programa

2 maio 2019 | Sala Alice Gouveia

Augusto Monteiro

[mais informação brevemente]

Inscrições
A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

*NOTA

Inscrição para certificado: Esta inscrição é apenas válida para quem pretende certificado do Ciclo de Sessões "À conversa com..." e que implica o pagamento de 5€. O certificado só será emitido no final do ciclo de sessões e apenas com as sessões em que participou. O participante deve inscrever-se em cada sessão individualmente através do site da ESEC e assinar a folha de presenças. Aqui encontra o Guia de Apoio à Inscrição.

Sessões anteriores

22 de novembro 2018 | Sala Alice Gouveia

Ensinar e aprender em ambientes emergentes: ferramentas digitais para trabalho com imagem em movimento

Sara Trindade

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/CEIS20)

Resumo
A integração de ambientes digitais no sistema de ensino possibilita uma fruição de todas as vantagens associadas às tecnologias educativas, entendidas por diferentes autores como motivadoras e propiciadoras de ambientes férteis, dinâmicos e diversificados onde as atividades de aprendizagem e o conhecimento podem nascer, crescer e evoluir (Trindade & Moreira, 2017). Nesse sentido, e como refere Dias Figueiredo (2016), o desafio não está na integração de estratégias "digitais" na sala de aula, mas sim em usá-las de uma forma que permita o desenvolvimento de competências emancipadoras. No caso da utilização do cinema na escola, existem hoje diferentes ferramentas digitais que permitem o desenvolvimento de metodologias ativas que levam o estudante a interagir com as propostas fílmicas apresentadas pelos docentes, fomentando a aprendizagem pela descoberta e o desenvolvimento das referidas competências emancipadoras, consideradas hoje cada vez mais importantes para uma formação integral dos estudantes. Nesse sentido, nesta sessão pretende-se dar a conhecer algumas ferramentas digitais que podem, de forma intuitiva e construtivista, criar cenários de aprendizagem onde o cinema se assume como despoletador de aprendizagens integradas numa perspetiva formativa e focada no desenvolvimento das "competências para o século 21" e em estreita articulação com o ensino de História e Geografia de Portugal.

  [inscrições fechadas]

14 fevereiro 2019 | Sala Alice Gouveia

Como promover o pensamento histórico em sala de aula?

Maria Glória Solé

Cied, Universidade do Minho

Resumo
Pensar historicamente (historical thinking) ou também pensamento histórico é uma expressão que tem sido utilizada por numerosos especialistas em Didática da História nas últimas décadas a nível internacional. Pensar historicamente refere-se a uma aprendizagem da disciplina que requer conhecimento da história (o conteúdo substantivo do que sabemos sobre o passado) e conhecimento sobre a história (os conceitos, métodos e regras utilizados na sua investigação e desenvolvimento). É importante saber o que acontece mas também como isso aconteceu. Ambos os conhecimentos se complementam e são necessários, mas a expressão pensar historicamente põe a tónica sobre a aquisição de destrezas cognitivas de pensamento próprias da disciplina, os conceitos estruturais, de segunda ordem ou metodológicos, como alguns os apelidam, que são necessários para compreender adequadamente os dados e informações sobre o passado. É com base nestes pressupostos que trabalhamos no campo da Didática do ensino da História e do Estudo do Meio Social. Nesta aula aberta, iremos exemplificar através de práticas realizadas em contexto de estágio e de investigação desenvolvida na Universidade do Minho, como se pode promover o pensamento histórico desde os primeiros anos (Pré-escolar e 1.º CEB) e também do 2.º CEB, e como o fazemos na formação de futuros educadores e professores.

A Oradora
Maria Glória Solé é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no Departamento de Estudos Integrados, Literacia, Didática e Supervisão (DEILDS) e investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIED).

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

  [inscrições fechadas]

14 março 2019 | Sala Alice Gouveia

A Península Ibérica - Quadro Natural. Conhecer e compreender o relevo da Península Ibérica.

Paulo Neves

Agrupamento de Escolas de Caravelos

[mais informação brevemente]

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado* (ver Nota) deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

[inscrições fechadas]

11 abril 2019 | Sala Alice Gouveia

A apropriação do currículo a partir de projetos de trabalho cooperativo 
(no âmbito do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna)

Ângela Rodrigues

Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (Évora)

[mais informação brevemente]

 [inscrições fechadas]

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