Audições dos alunos do curso de Estudos Musicais Aplicados

Audições dos alunos de final do 1º semestre do curso de Estudos Musicais Aplicados, das unidades curriculares seguintes:

4 de dezembro | 10h00 | Auditório da ESEC

Turmas: 1.° Ano (Coro 1), 2.° Ano (Coro 3) e 3.° Ano (Prática Musical)
Docentes: Avelino Correia e Rui Ferreira

Eu não sei quem te perdeu, de Pedro Abrunhosa
Arr: Rui Ferreira (3’00”)

A Cappella JC, de José Cid
Arr: Rui Ferreira (5’28”)

Pacem Noel
Arr: Larry Clark & Rae Moses (2’55”)

Shine on Me, Traditional Spiritual
Arr: Rollo Dilworth (2’40”)

Christmastime, de M. Smith e J. Carlson
Arr: J. M. Martin (3’45”)

 

5 de dezembro | 15h00 | Auditório da ESEC

Turmas: 1.° Ano (Prática Instrumental 1), 2.º Ano (Prática Instrumental 3) e 3.° Ano (Prática Musical)
Docentes: Avelino Correia e Hélder Bruno Martins

Notas de Programa

Nesta audição os estudantes da licenciatura em Estudos Musicais Aplicados apresentarão os trabalhos desenvolvidos nas unidades curriculares de Prática Instrumental 1 e 3 e de Prática Musical. As peças foram compostas pelos estudantes com o objetivo de explorar diversas estéticas e linguagens musicais, numa viagem entre o impressionismo, o minimalismo, o rock alternativo e de fusão, o pop folk, a banda sonora e teatro musical.

Neste processo, os estudantes aplicaram conhecimentos adquiridos ao longo do curso (História da Música e das Artes, Análise e Técnicas de Composição, Formação Musical, Etnomusicologia, Estética Musical, Acústica e Novas Tecnologias da Música). Esta integração de saberes permitiu que os estudantes desenvolvessem competências nas áreas de composição, interpretação, produção musical e de reflexão e análise musicológica e/ou etnomusicológica (cultural, social, política) sobre as estéticas musicais trabalhadas.

Embora não seja um curso de formação de instrumentistas é fundamental que os estudantes explorem a criação e a interpretação musicais, uma vez que a licenciatura em Estudos Musicais Aplicados poderá possibilitar aos estudantes prosseguirem os seus percursos académicos e profissionais nos quatro principais ramos de atividade do setor da música: científico, pedagógico, técnico e performativo.

Esta audição reflete assim o espírito do curso: um espaço para a experienciação da criação e da prática musicais, de âmbito interdisciplinar e assente numa sólida conceptualização científica.

 

Programa

Pop/Rock Experimental

Gil Calvinho (guitarra, 3.º Ano)
Gonçalo Correia (bateria, 2.º Ano)
Pedro Morais (piano e voz, 1.º Ano)
Tiago Almeida (baixo, 2.º Ano)

1. Instrumental
Etnogenocídio em Transmissão Direta
Composição: Gil Calvinho
Orquestração/Arranjo: Gil Calvinho, Gonçalo Correia, Pedro Morais, Tiago Almeida

2. Canção
I’ll be fine
Música e Letra: Pedro Morais (1.º Ano)
Orquestração/Arranjo: Gil Calvinho, Gonçalo Correia, Pedro Morais, Tiago Almeida

 

Duas peças para um teatro musical

Diana Marta (voz e teclado, 2.º Ano)
Joana Morgado (voz e guitarra, 1.º Ano)
Maria Sousa (voz e xilofone, 2.º Ano)
Tiago Santos (piano, baixo, guitarra, pandeireta, 3.º Ano)
Tomás Ferreira (voz e percussão, 3.º Ano)

1. Instrumental
Bahia Ai Ai
Composição: Tiago Santos (3.º Ano)
Arranjo e orquestração: Tiago Santos

2. Canção
Amor Fatal
Composição e letra: Diana Marta, Joana Morgado, Maria Sousa, Tiago Santos, Tomás Ferreira

 

Do Impressionismo ao New Pop

Dinis Santos (violino, 1.º Ano)
Gustavo Marques (piano, 2.º Ano)
Nicole Magno (violoncelo, 2.º Ano)
Rodrigo Brinca (viola d’arco, 2.º Ano)

1. Instrumental
2017
Composição: Dinis Santos (1.º Ano)
Orquestração e arranjos: Dinis Santos, Gustavo Marques, Nicole Magno, Rodrigo Brinca

 2. Canção
I’ll seek the light that shines on you
Composição e letra: Gustavo Marques (2.º Ano)
Orquestração: Dinis Santos, Gustavo Marques, Nicole Magno, Rodrigo Brinca

 

Pop-Folk: Novo Pop de Raiz Tradicional

Filipe Alcobia (guitarra elétrica, 2.º Ano)
Ismael Prazeres (baixo, 2.º Ano)
João David (teclados, clarinete, 3.º Ano)
José Miguel Pinho (voz, braguesa, percussão, 3.º Ano)

1. Instrumental
O despertar da montanha
Composição: Filipe Alcobia, Ismael Prazeres, João David, José Miguel Pinho

2. Canção
Catarina (poema de Luís Vaz de Camões)
(backing track com padrão rítmico eletrónico)
Composição e orquestração: José Miguel Pinho

 

Ensemble de Sopros com Piano

Beatriz Figueiredo (clarinete, 1.º Ano)
Avril Silvera (clarinete, 1.º Ano)
Fábio Almeida (trompete, 1.º Ano)
Giovanio Pinto (flauta transversal, 2.º Ano)
Leandro Teixeira (piano, 2.º Ano)
Mariana Silva (clarinete, 2.º Ano)
Miguel Pinto (trompete, 1.º Ano)
Tatiana Ferreira (voz, saxofone soprano, 2.º Ano)
Verónica Kumpan (saxofone alto, 1.º Ano)

1. Canção
Sonhar em Te Ter
Composição, orquestração e letra: Tatiana Ferreira

2. Instrumental
Projeto de π (3,14)
Composição e orquestração: Fábio Almeida