Audições dos alunos de final do 1º semestre do curso de Estudos Musicais Aplicados, das unidades curriculares seguintes:
4 de dezembro | 10h00 | Auditório da ESEC
Turmas: 1.° Ano (Coro 1), 2.° Ano (Coro 3) e 3.° Ano (Prática Musical)
Docentes: Avelino Correia e Rui Ferreira
Eu não sei quem te perdeu, de Pedro Abrunhosa
Arr: Rui Ferreira (3’00”)
A Cappella JC, de José Cid
Arr: Rui Ferreira (5’28”)
Pacem Noel
Arr: Larry Clark & Rae Moses (2’55”)
Shine on Me, Traditional Spiritual
Arr: Rollo Dilworth (2’40”)
Christmastime, de M. Smith e J. Carlson
Arr: J. M. Martin (3’45”)
5 de dezembro | 15h00 | Auditório da ESEC
Turmas: 1.° Ano (Prática Instrumental 1), 2.º Ano (Prática Instrumental 3) e 3.° Ano (Prática Musical)
Docentes: Avelino Correia e Hélder Bruno Martins
Notas de Programa
Nesta audição os estudantes da licenciatura em Estudos Musicais Aplicados apresentarão os trabalhos desenvolvidos nas unidades curriculares de Prática Instrumental 1 e 3 e de Prática Musical. As peças foram compostas pelos estudantes com o objetivo de explorar diversas estéticas e linguagens musicais, numa viagem entre o impressionismo, o minimalismo, o rock alternativo e de fusão, o pop folk, a banda sonora e teatro musical.
Neste processo, os estudantes aplicaram conhecimentos adquiridos ao longo do curso (História da Música e das Artes, Análise e Técnicas de Composição, Formação Musical, Etnomusicologia, Estética Musical, Acústica e Novas Tecnologias da Música). Esta integração de saberes permitiu que os estudantes desenvolvessem competências nas áreas de composição, interpretação, produção musical e de reflexão e análise musicológica e/ou etnomusicológica (cultural, social, política) sobre as estéticas musicais trabalhadas.
Embora não seja um curso de formação de instrumentistas é fundamental que os estudantes explorem a criação e a interpretação musicais, uma vez que a licenciatura em Estudos Musicais Aplicados poderá possibilitar aos estudantes prosseguirem os seus percursos académicos e profissionais nos quatro principais ramos de atividade do setor da música: científico, pedagógico, técnico e performativo.
Esta audição reflete assim o espírito do curso: um espaço para a experienciação da criação e da prática musicais, de âmbito interdisciplinar e assente numa sólida conceptualização científica.
Programa
Pop/Rock Experimental
Gil Calvinho (guitarra, 3.º Ano)
Gonçalo Correia (bateria, 2.º Ano)
Pedro Morais (piano e voz, 1.º Ano)
Tiago Almeida (baixo, 2.º Ano)
1. Instrumental
Etnogenocídio em Transmissão Direta
Composição: Gil Calvinho
Orquestração/Arranjo: Gil Calvinho, Gonçalo Correia, Pedro Morais, Tiago Almeida
2. Canção
I’ll be fine
Música e Letra: Pedro Morais (1.º Ano)
Orquestração/Arranjo: Gil Calvinho, Gonçalo Correia, Pedro Morais, Tiago Almeida
Duas peças para um teatro musical
Diana Marta (voz e teclado, 2.º Ano)
Joana Morgado (voz e guitarra, 1.º Ano)
Maria Sousa (voz e xilofone, 2.º Ano)
Tiago Santos (piano, baixo, guitarra, pandeireta, 3.º Ano)
Tomás Ferreira (voz e percussão, 3.º Ano)
1. Instrumental
Bahia Ai Ai
Composição: Tiago Santos (3.º Ano)
Arranjo e orquestração: Tiago Santos
2. Canção
Amor Fatal
Composição e letra: Diana Marta, Joana Morgado, Maria Sousa, Tiago Santos, Tomás Ferreira
Do Impressionismo ao New Pop
Dinis Santos (violino, 1.º Ano)
Gustavo Marques (piano, 2.º Ano)
Nicole Magno (violoncelo, 2.º Ano)
Rodrigo Brinca (viola d’arco, 2.º Ano)
1. Instrumental
2017
Composição: Dinis Santos (1.º Ano)
Orquestração e arranjos: Dinis Santos, Gustavo Marques, Nicole Magno, Rodrigo Brinca
2. Canção
I’ll seek the light that shines on you
Composição e letra: Gustavo Marques (2.º Ano)
Orquestração: Dinis Santos, Gustavo Marques, Nicole Magno, Rodrigo Brinca
Pop-Folk: Novo Pop de Raiz Tradicional
Filipe Alcobia (guitarra elétrica, 2.º Ano)
Ismael Prazeres (baixo, 2.º Ano)
João David (teclados, clarinete, 3.º Ano)
José Miguel Pinho (voz, braguesa, percussão, 3.º Ano)
1. Instrumental
O despertar da montanha
Composição: Filipe Alcobia, Ismael Prazeres, João David, José Miguel Pinho
2. Canção
Catarina (poema de Luís Vaz de Camões)
(backing track com padrão rítmico eletrónico)
Composição e orquestração: José Miguel Pinho
Ensemble de Sopros com Piano
Beatriz Figueiredo (clarinete, 1.º Ano)
Avril Silvera (clarinete, 1.º Ano)
Fábio Almeida (trompete, 1.º Ano)
Giovanio Pinto (flauta transversal, 2.º Ano)
Leandro Teixeira (piano, 2.º Ano)
Mariana Silva (clarinete, 2.º Ano)
Miguel Pinto (trompete, 1.º Ano)
Tatiana Ferreira (voz, saxofone soprano, 2.º Ano)
Verónica Kumpan (saxofone alto, 1.º Ano)
1. Canção
Sonhar em Te Ter
Composição, orquestração e letra: Tatiana Ferreira
2. Instrumental
Projeto de π (3,14)
Composição e orquestração: Fábio Almeida