Em julho de 1995, entrava no ar a página do Jornal de Notícias na internet, o primeiro jornal português a migrar para a rede mundial de computadores, que havia chegado a Portugal em 1991. Em setembro do mesmo ano, foi a vez do Jornal Público desbravar o mundo da WWW.
Passaram-se 30 anos e o jornalismo em Portugal está completamente diferente. Alguns chamam de crise, outros de um período de transformação, mas é facto que o digital impactou provocou revoluções na comunicação social, para o bem e para o mal.
E o que esperar daqui por diante? Os próximos 30 é um ciclo de conferências que visa discutir o futuro do jornalismo em Portugal e no mundo. Serão três eventos, em março, abril e maio, que vão colocar em debate temas que são os principais desafios para a comunicação social nas próximas décadas.
Aberto ao público em geral. Participação gratuita.
Programa
Etapa 1 | 17 de março – 14h30
Apresentação das obras:
O Direito de não ser Desinformado. Media, Fact-Checking e Literacias em Portugal (2024, Almedina) de Vania Baldi
Hate Speech on Social Media (2023, LabCom) de Branco di Fátima
Desinformação e discurso de ódio – o jornalismo em tempos de crise democrática
Convidados | Vania Baldi (ISCTE), Branco di Fátima (UBI)
Moderação | Gil Ferreira
Vania Baldi
Professor Associado com Agregação no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Formado em Sociologia na Universidade La Sapienza de Roma e Doutorado em Ética e Antropologia na Universidade Salento (IT).
Na coordenação do OberCom: Observatório sobre a Comunicação e Professor Visitante na Universidade de Monterrey do México.
Os últimos livros publicados são “Otimizados e Desencontrados. Ética e Crítica na Era da Inconsciência Artificial” (Ed. Húmus) e “O Direito de não ser Desinformado. Media, Fact-Checking e Literacias em Portugal” (Ed. Almedina)
Branco Di Fátima
É jornalista e escritor de não ficção. Doutorado em Ciências da Comunicação (ISCTE), é investigador no LabCom – Universidade da Beira Interior (UBI). Já colaborou com mais de 15 meios de comunicação social, como Aventuras da História, IA Notícias, HuffPost, UAI e Record.
É autor do livro-reportagem Dias de Tormenta (2019), além de organizador das coletâneas Hate Speech on Social Media (2023), Internet – Comunicação em Rede (2013) e Outros Olhares (2008).
Publicou mais de 60 trabalhos científicos e integrou as equipas de projetos financiados por organismos nacionais e internacionais.
Etapa 2 | 23 de abril – 14h30
Novas conexões. O jornalismo alternativo local na internet
Convidados | (brevemente)
Moderação | Giovanni Ramos
Etapa 3 | 5 de maio – 14h30
Jornalismo digital português – 30 anos. Passado e futuro
Convidados | (brevemente)
Moderação | (brevemente)