Ciclo de Palestras “O professor de LGP: contextos, desafios e práticas”

No próximo dia 24 de março 2021 decorrerá a primeira Palestra do Ciclo de Palestras O professor de LGP: contextos, desafios e práticas.Este ciclo de palestras decorre no âmbito da unidade curricular de Projeto da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, mas abrange outros públicos-alvo. Pretende-se refletir, a partir da experiência efetiva em EREBAS, quais as funções dos docentes mediante, por exemplo, a heterogeneidade de alunos em cada turma, a necessidade de materiais e a partilha de boas práticas. Após o recém criado grupo de recrutamento 360 em 2018 e o novo Mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa de 2020, é profícuo observar o que se passa em contexto efetivo partindo das reflexões de um dos dois protagonistas do ensino, o docente.

 

PROGRAMA


24 de março 2021 | 10h00-12h00

O docente de LGP: um caminho de colaboração/transversalidade

 

Cláudio Roberto Ferreira da Fonseca nasceu em Paredes, a 15 de maio de 1978.

É Licenciado em LGP, na variante de docência, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo concluído os seus estudos em 2011. Posteriormente, formou-se nesta instituição no ramo Interpretação. Começou por exercer funções como técnico/formador em Unidade de Apoio a Alunos Surdos e, posteriormente, em Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS), a partir de 2007. Com o reconhecimento do Grupo de Recrutamento 360, ingressou na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, escola que funciona como modelo de EREB, no ano letivo 2018/2019, como docente de LGP, onde se encontra atualmente.

No ano letivo 2014/2015, ingressou na licenciatura do curso de Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Para além das suas funções como docente, é ainda membro da AFOMOS – Associação de Profissionais de Docentes Língua Gestual, sendo o secretário da assembleia.

Enquanto cidadão surdo, já participou em diversas conferências, congressos e seminários, no âmbito da LGP, comunidade surda e outros, nomeadamente como orador e intérprete surdo, sendo que, por vezes, desempenha também o papel de intérprete de Gesto Internacional.

A sessão será acompanhada de interpretação para Português, pelos Intérpretes Rafaela Silva e Pedro Oliveira.

Link de Acesso à sessão zoom | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85451099809?pwd=Mm9LamwyeUtGVjBYRklSRUt5cFp0UT09

NOTA: Deverá ingressar na sessão com primeiro e último nome, para fácil identificação dos participantes e registo de presenças.


19 de abril 2021 | 10h30-12h30

O docente de LGP: Práticas didáticas de apoio ao ensino/aprendizagem da LGP a alunos surdos e ouvintes

Gabriela Silva, nascida em Amarante em 1987, mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio com a dissertação “Olhos que ouvem … Mãos que falam. Proposta de um guia didáctico de LGP para alunos ouvintes.”, em 2012. Licenciada em Língua Gestual Portuguesa ramo da lecionação pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2008.

Docente de LGP, tendo desempenhado funções como técnica/formadora de LGP durante cerca de 10 anos nas Escolas de Educação Bilingue para Alunos Surdos e trabalhado com os vários níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, nos agrupamentos de Beja, Évora, Leiria, Santa Maria da Feira, Peso da Régua.

No ano letivo 2018/2019, com o reconhecimento do Grupo de Recrutamento 360, ingressou na carreira docente no agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, no Peso da Régua, escola modelo de educação bilingue para alunos surdos, tendo terminado a profissionalização em serviço, no grupo 360, em 2019.

Leciona a disciplina de LGP como primeira língua dos alunos surdos e como língua de oferta aos alunos ouvintes, bem como, formações em LGP à comunidade educativa.

Em 2014, foi formadora voluntária no projeto “SPEAK”, em Leiria.

Esteve envolvida na luta pela criação do grupo de recrutamento, tendo testemunhado, em junho de 2016, na audição parlamentar “a situação precária do técnicos/formadores de LGP” e participado nas concentrações de negociação da criação do grupo, em colaboração com a AFOMOS e o sindicato da FENEPROF.

Continua a fazer formação contínua na área da LGP, participando em conferências, seminários e congressos tendo frequentado, entre outros, o curso de desenvolvimento de LGP II organizada pela AFOMOS.

A sessão será acompanhada de interpretação em Língua Gestual Portuguesa, pelos Intérpretes Luísa Gonçalves e Rui Pedro Oliveira.

Link de Acesso à sessão zoom | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82607591751?pwd=a1VyUTlGSE9wdFNVdGxvcTBVSjNSdz09

NOTA: Deverá ingressar na sessão com primeiro e último nome, para fácil identificação dos participantes e registo de presenças.


31 de maio 2021 | 10h30-12h30

Proposta de instrumento de avaliação da consciência querológica em crianças surdas

Marta Filipa Pratas, nascida em Coimbra em 1990, licenciada em Língua Gestual Portuguesa (LGP) – ramo da lecionação, em 2012, pela Escola Superior de Educação de Coimbra.

Leciona, desde então, a disciplina de LGP enquanto primeira língua dos alunos surdos em Escolas de Educação Bilingue para Alunos Surdos.Pós-Graduada em Educação Especial em 2016 e Psicomotricidade em 2017, é ainda, desde 2020, mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa onde iniciou a sua investigação na área da LGP através da apresentação da sua dissertação “Avaliação da Consciência Querológica de Crianças Surdas Portuguesas.

Proposta de um instrumento de avaliação: Unidades mínimas da configuração da mão, movimento e local de articulação, o IACQ – LGP”.No âmbito da sua dissertação, a mesma publicou vários artigos científicos em revistas portuguesas e internacionais no âmbito da Educação e Reabilitação. Em 2020, publicou um capítulo no e-book “Modern Perspectives in Language, Literature and Education”. A sua dissertação foi, em 2020, vencedora da 1ª Menção Honrosa do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas do Instituto Nacional para a Reabilitação.Acredita que, através dos seus investimentos científicos nesta área, poderá incrementar e aumentar a equidade entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa.

A sessão será acompanhada de interpretação em Língua Gestual Portuguesa, pelos Intérpretes Andreia Esteves e Rui Pedro Oliveira.

Link de Acesso à sessão zoom | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81111098126?pwd=M0t2RkFkeHFsRE1XajZjajFHVm5Wdz09

NOTA: Deverá ingressar na sessão com primeiro e último nome, para fácil identificação dos participantes e registo de presenças.

Inscrição para certificado

Sessão aberta.

Inscrição apenas para obtenção de certificado de participação.

Valor | 5 euros (apenas uma única inscrição para todo o Ciclo de Palestras. O certificado único incluirá todas as sessões em que participar)

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