Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Comunicação Social: da academia à profissão

Quinta, 16 Maio, 2019

A Licenciatura em Comunicação Social investe há 25 anos numa ligação forte entre a academia e as necessidades de formação das distintas profissões dos media.

Hoje os antigos estudantes do curso são profissionais de excelência num mercado de trabalho que os aplaude e integra desde os anos 1990.

Os profissionais estão agora de regresso a casa para um dia de partilha das suas histórias de vida com a nova geração de aspirantes a aprendizes dos diversos ofícios da comunicação social. Todos têm em comum o diploma e a consagração nos dois percursos de conhecimento do curso, da informação à produção de conteúdos para novos media.

Sejam de novo bem-vindos à ESEC os nossos investigadores, jornalistas, documentalistas, realizadores, produtores, influenciadores e até humoristas para continuarmos a pensar e a praticar em conjunto a melhoria da vida pública no tempo do espectáculo e da WEB.

Estamos todos de Parabéns!

» INSCRIÇÃO

PROGRAMA

9H45 – Sessão Abertura

Rui Antunes – Presidente da ESEC

Carla Patrão e Sara Meireles - Organização

 

As profissões da Comunicação Social 

10H00 Sessão 1: Investigação & Documentário

TIAGO CERVEIRA

Através da fotografia e do vídeo, Tiago Cerveira documenta o património imaterial e material da Beira Serra portuguesa. O projeto O Meio e a Gente mostra-nos o “Ser beirão”. São os retratos dos homens e das mulheres da sua terra através das imagens ligadas ao património natural ou de tantas outras da etnografia beirã. É uma forma de nos fazer “sentir serrano”.

Licenciado em Comunicação Social desde 2012, Tiago Cerveira é fotógrafo, realizador e documentarista reconhecido com:

- Menção Honrosa no Prémio de Jornalismo "António Pauloro";

- Prémio Lusofonia Panorama Regional - Cine Eco 2015;

- Menção Honrosa Juventude - CineEco 2015, CineEco 2016; CineEco 2018;

- Prémio Melhor Curta - Juventude 2018

- Vencedor do Concurso de Curtas Metragens ASPEA;

- Realizador da websérie documental "15 memórias do fogo"

- Realizador de websérie documental "Wildlings"

- Várias exposições de fotografia individuais e colectivas;

- Várias publicações em órgãos de comunicação nacionais e internacionais

LUÍS CAMANHO

Nasceu no Porto em 1977. Licenciado em Comunicação Social pela ESEC em 2004.

Atualmente é investigador no CECS, Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Colabora com o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde frequenta o Programa Doutoral em Design.

Atua nas áreas do Design Gráfico, Teoria e História da Fotografia, Narrativas da Imagem, Cultura Visual e Cultura de Corrida.

Em 2005 realizou o documentário Lisboa, cidade triste e alegre, sobre o livro com o mesmo nome de Victor Palla e Costa Martins (1959).

Este documentário acompanhou as exposições Batalha de Sombras, Coleção de Fotografia Portuguesa dos anos 50 do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, no Museu do Neorrealismo (2010) e na PhotoEspaña 2010, Openphoto Cuenca (2010), com curadoria de Emília Tavares e, Lisboa “cidade triste e alegre” - Arquitetura de um livro, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta (2018), com curadoria de Rita Palla Aragão.

Em 2007 fundou a editora Plana Press, dedicada à ilustração e banda desenhada. As suas publicações podem ser consultadas na exposição Biblioteca na Biblioteca, Autodedição no Porto, 1999-2019, na biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, com curadoria de Ricardo Nicolau e Mário Moura (21 de março a 16 de junho 2019)

11H20 - Pausa para café

11H30 Sessão 2:  Jornalismo

ANA MARGALHO 

Ana Margalho é licenciada em Comunicação Social pela ESEC desde 2000 e Pós-graduada em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

Em 1997, no âmbito do estágio curricular do Bacharelato em Comunicação (1994-1997) trabalhou na secção do Grande Porto no Jornal de Notícias, no Porto. Em 2000, iniciou estágio no Diário de Coimbra, onde ainda hoje se mantém como jornalista e, desde agosto de 2018, é chefe de redação do jornal. Deu aulas de jornalismo na Escola Profissional da Lousã.

Natural de Coimbra, tem 43 anos, é casada e mãe de gémeos.

MIGUEL MIDÕES

Jornalista na TSF - Rádio Notícias desde 2014. Enquanto jornalista, repórter e editor integrou a CIR - Cadeia de Informação Regional de rádios (Trás-os-Montes) entre 2005 e 2013. Em 2006 partiu para Montpellier (França), ao abrigo de uma bolsa europeia, para integrar a publicação Midi Libre Journal.

Colaborador habitual em várias publicações de âmbito local e regional (Jornal da Bairrada, Jornal da Mealhada, Jornal O Comércio de Macedo, O Cipreste...), escreve igualmente para o JN e DN.

É docente na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu (ESEV) desde 2015, tendo leccionado no Instituto Piaget entre 2010 e 2013. É formador na área da comunicação e, mais recentemente, em Literacia para os Media.

Escreve livros infantis. Publicou dois: Filigrana e o Concílio dos Gatos e Filigrana e os Descobrimentos da Saudade.

MIGUEL DANTAS

Miguel Dantas é licenciado em Comunicação Social pela ESEC desde 2018.

Ingressou em estágio curricular no jornal Público onde se mantém, agora na secção online, enquanto jornalista em estágio profissional desde Novembro de 2018. Vive em Barcelos.

13h30 - Pausa almoço

Ofícios do entretenimento

15H00 Sessão 3:  Criação de Conteúdos

GABRIELA RELVAS

A viver em Esmoriz e com passagem de seis meses por Groningen (Holanda) num programa Erasmus que diz ter marcado a sua vida, partiu para Lisboa. O estágio curricular enquanto assistente de produção na Endemol determinou que o seu caminho seria outro. Licenciada em Comunicação Social pela ESEC desde 2005, fez depois um curso intensivo de formação de atores e múltiplos workshops de teatro e televisão.

Durante e no depois fez teatro, musicais, revista, séries televisivas e novelas (passou pela RTP 2, RTP 1, SIC e TVI). Fez parte integrante da nomeada para Emmy: Belmonte (TVI). Teve uma banda e um disco editado. Apresentou vários programas como Quem Quer Dinheiro na TV Record (programa de jogos interativos e em direto), Beat Generation na TVI 24 (um magazine cultural) e o Giro na TV Record (programa de turismo e lazer). Trabalhou bastante como freelancer na vertente de informação corporativa e foi pivot e guionista na Direção de Comunicação da EDP. Escreveu e falou de economia, anunciou a bolsa, deu os “bons dias”, apresentou agendas culturais, fez grandes entrevistas sobre o mundo dos negócios e também abraçou o entretenimento.

Em 2018 decide inverter a marcha até à origem. Regressa a Esmoriz. É no Porto que faz a primeira longa metragem (exibida recentemente num festival judaico em Miami) e abraça a primeira série televisiva de educação para a saúde feita em Portugal (RTP1).

Na EDP é o rosto e responsável pelo guião do programa Caçadores de Sonhos. Nos tempos livres dedica-se ao blogue que criou em 2015: avidaemplay.pt que se transforma em livro em 2019 pela Porto Editora. “Afinal, o meu grande amor é escrever”, resume a atriz, apresentadora e blogger.   

MARINE ANTUNES

Marine Antunes tem 29 anos. É licenciada em Comunicação Social pela ESEC desde 2011.

Aos 13 anos sobreviveu a um cancro (linfoma) e dedica a sua vida à desmistificação da doença. Fundou em 2013 o projeto pioneiro "Cancro com Humor" e é co-autora de "Se Podes Sonhar, Podes Concretizar", em parceria com o actor Tiago Castro. É palestrante, cronista, escritora e, essencialmente, uma pessoa feliz.

É frequentemente convidada para palestras em hospitais destinadas a fortalecer doentes, cuidadores e profissionais através do humor na saúde, de incentivo e valorização da felicidade indepentemente do que estamos a viver. Esteve no Brasil e em Cabo Verde nesta mesma missão.

Durante quase três anos escreveu para o jornal I, para a Plataforma Capazes e, atualmente, tem um espaço mensal na Revista Zen Energy.

Em 2017, lançou o seu segundo livro "Cancro com Humor 2" com prefácio de Júlio Magalhães e apresentou-o pelo país inteiro, numa carrinha de pão de forma irreverente.

Em 2018 foi convidada pela Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica a apresentar a primeira Gold Ribbon Awards em Bruxelas. Esta gala destinou-se a homenagear profissionais de saúde que se destacaram na área da oncologia pediátrica.

Em 2019 lança o seu terceiro livro que mostra a aventura épica do que tem sido o projecto "Se Podes Sonhar, Podes Concretizar". Aprendeu que não há nada mais importante do que a capacidade de termos empatia pelas histórias e vidas uns dos outros.

16H00 Sessão 4:  Entretenimento televisivo

RENATA CARDOSO

Renata Cardoso é produtora de conteúdos na SIC Internacional. Atualmente dedica-se ao programa Alô Portugal.

Licenciada em Comunicação Social pela ESEC desde 2015, realizou o seu estágio curricular no departamento de informação da SIC. Desde há 4 anos integra o sector de entretenimento desta estação de televisão em produção para vários programas da SIC Internacional, como Alô Portugal, Está na Moda, Histórias de Lá e de Cá, entre outras emissões especiais.

VASCO PINTO

Vasco Pinto é natural de Guimarães. Licenciado em Comunicação Social na ESEC desde 2008, fez estágio curricular e profissional na empresa de gestão de informação para a internet Senso Comum em Aveiro, cidade onde viveu dois anos. Antes de ingressar na TVI foi assistente de Carro Satélite no Programa Verão Total da RTP e repórter de imagem para a agência de notícias Lusa e TVI. Há 8 anos que faz parte da equipa do Você na TV! . Gosta de viajar.

JOSÉ LOPES

José Lopes tem 21 anos e é natural da Lixa, no concelho de Felgueiras. Sempre teve o sonho de trabalhar em televisão e ingressou em Comunicação Social na ESEC com esse objectivo. Em 2018 inicia o seu estágio curricular no programa Você na TV! integrado na equipa de elaboração dos conteúdos do programa de entretenimento e também enquanto “repórter de exteriores”. Terminado o estágio curricular é convidado por Cristina Ferreira para fazer parte do seu novo projecto na SIC.

Licenciado em Comunicação Social pela ESEC é, desde Janeiro de 2019, “um multi-funções e isso é maravilhoso” no Programa da Cristina. De manhã é assistente de produção e recebe os convidados do programa; à tarde faz produção de conteúdos. Mediante os temas é chamado a participar no programa em directo e também se ocupa das reportagens de exteriores.

17H30 - Sessão de Encerramento

‹ Voltar