Dia 20 de maio de 2022, pelas 10h00, decorrerá no Auditório da ESEC a Palestra Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras – Um quê-fazer do espaço educativo: a experiência de uma comunidade de aprendizagem democrática.
Esta palestra tem como principal objetivo conhecer e refletir sobre a projeto pedagógico da Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras.
A Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras (CAC), que está localizada na região de Penela/Coimbra, insere-se no contexto educacional português como um modelo democrático de aprendizagem, em que o aluno participa em cada etapa de sua aprendizagem, escolhe o que quer aprender, como quer que seja a escola e o que vai ser do currículo, seja através de uma construção individual ou de um currículo coparticipado da Comunidade. A sua pedagogia tem dois princípios: ninguém fica para trás e é preciso promover um ambiente desejado pela
criança, um espaço onde ela possa ser feliz para aprender e se desenvolver, e que conte com diferentes possibilidades, ferramentas e conteúdos, para permitir que ela investigue, descubra e aprenda. A CAC tem como objetivo, ensinar a criança a aprender, a ser e a fazer, por isso, tem promovido a democratização do ensino, da aprendizagem e do currículo: sem notas, sem salas de aula com estruturas formais e com educadores que assumem diferentes papéis na formação da criança, o que possibilita uma aprendizagem significativa e prática, que dá voz à criança, que desenvolve competências sociais e emocionais, que respeita seu ritmo e desenvolve nelas autonomia para aprender, pensar e agir.
Será orador convidado Adriano Felix, Coordenador Pedagógico da Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras.
Adriano Felix é especialista em coordenação pedagógica e mestre em Educação, na área de inovação pedagógica e formação de professores. É professor, com 15 anos de experiência, formado em Letras e Pedagogia.
Atualmente, é o coordenador pedagógico da Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras, onde, além de atuar diretamente com as crianças, trabalha na formação dos docentes e na construção de um currículo democrático e de uma pedagogia inovadora que permite que os alunos se desenvolvam como cidadãos críticos e competentes, através de aprendizagens que são constantemente contextualizadas e experienciadas no dia a dia. É também doutorando em Educação, na área de didática e desenvolvimento curricular, na Universidade de Aveiro.
Participação gratuita, sujeita a inscrição.
Inscrições
Inscrição sem certificado | Gratuita
Inscrição com certificado | 5 euros