A Exposição “Mulheres e Resistência – «Novas Cartas Portuguesas» e outras lutas” foi gentilmente cedida pelo Museu do Aljube e integrada no VII Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual (VII CISES), organizado pela ESEC em parceria com outras IES de Portugal e Brasil. Esta exposição irá estar patente de 18 de setembro a 15 de outubro na ESEC, aberta à comunidade educativa e à cidade será um contributo para dar a conhecer e refletir sobre o papel das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua IMPORTÂNCIA NA CONQUISTA DA LIBERDADE NO NOSSO PAÍS.
A exposição pretende relevar o contributo de mulheres que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril de 1974.
Nos 50 anos da escrita das Novas Cartas Portuguesas que dera origem ao processo das Três Marias revisitamos a atualidade da luta das mulheres pelos seus direitos.
A partir da obra singular de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa tentamos compreender o papel da repressão, o valor da solidariedade e a importância da vitória deste processo literário e político.
A exposição temporária Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas pretende relevar o contributo de tantas mulheres que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril. Todos estes processos destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da liberdade no nosso país.”
Ficha Técnica
CURADORIA Rita Rato e Joana Alves
INVESTIGAÇÃO Rita Rato, Francisco Ruivo e Joana Alves
DESIGN GRÁFICO Eduardo Ferreira
INFOGRAFIA Isabel Cruz
VÍDEO Garden Films
EDIÇÃO DE VÍDEO Sofia Gomes
ÁUDIOS Edite Queiroz
CENOGRAFIA A Lavandaria
(www.museudoaljube.pt)