Individualidade em sala de aula: Práticas para uma Educação Inclusiva

No âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, irá realizar-se no dia 8 de maio 2024, pelas 10h30, a aula aberta intitulada “Individualidade em sala de aula: Práticas para uma Educação Inclusiva”. A aula aberta terá como convidada Catarina Quadros, Psicóloga da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, com Especialização Avançada em Educação Inclusiva.

A primeira infância tem um papel essencial no desenvolvimento e aprendizagem de cada criança. Reconhecer, respeitar e valorizar a individualidade de cada um é a chave para um educador ajudar todas as crianças a atingir o seu máximo potencial neste momento inicial de descoberta. Mas será que temos os recursos para tal?
Nesta aula aberta, vamos explorar a prática da Educação Inclusiva com especial enfoque na promoção de competências e intervenção precoce, através da partilha de experiências sobre a implementação da Educação Inclusiva em contextos muito diferentes. Deste modo, serão exploradas estratégias que podem ser úteis no contexto português. Acrescenta-se ainda, que será feita uma comparação entre a realidade portuguesa e a implementação da Educação inclusiva num contexto com recursos muito reduzidos, como é o caso da educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo numa Casa de Acolhimento na Guiné-Bissau.

 

Convidada
Catarina Quadros | Psicóloga da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, com Especialização Avançada em Educação Inclusiva

Destinatários
Estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico